Guarujá ganha instituição para crianças com Transtorno do Espectro Autista | Boqnews
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá

Cidades

19 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá ganha instituição para crianças com Transtorno do Espectro Autista

O projeto oferecerá acompanhamento com neuropediatra, psicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

“O meu filho não falava e sequer me olhava nos olhos. Ele não conseguia socializar. Hoje vejo a transformação pela qual ele passou e peço aos pais que busquem auxílio porque nossos filhos não são apenas diagnósticos”.

Dessa forma, o depoimento da munícipe Janaína de Souza Ribeiro, mãe de Usher, autista, foi feito na inauguração da Organização Social (O.S.) Comando Mundo Azul.

Sendo assim, que atenderá crianças e adolescentes para Transtorno do Espectro Autista (TEA) e integrou a programação da Semana do Padroeiro– Santo Amaro, na tarde de domingo (15).

O prefeito de Guarujá participou da cerimônia de inauguração da instituição.

A entidade tem parceria com a Prefeitura de Guarujá para a execução de ações e assistência à saúde de natureza complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS) na área de neuropediatria e fisioterapia.

Dessa forma, atuando na detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista, de casos encaminhados pela rede municipal de Saúde. O projeto foi viabilizado a partir de emenda impositiva do Poder Legislativo Municipal.

Além disso, a necessidade do transtorno do espectro autista ser diagnosticado ainda na infância foi abordada pelo prefeito.

Dessa maneira, afirmando que o atendimento precoce pode garantir mais qualidade de vida para crianças que apresentam o transtorno em sua linguagem, locomoção e estabilidade, dependendo de seu grau. “Temos grandes gênios da humanidade que são autistas, como Isaac Newton e Susan Boyle, o que comprova a necessidade de darmos suporte ao desde a mais tenra idade”, salientou.

A garantia do atendimento a partir de uma emenda parlamentar também foi pontuada pelo prefeito. “Fiz o meu dever enquanto prefeito ao criar as emendas impositivas, que asseguram a realização de projetos como esses”, ressaltou o chefe do Executivo.

Objetivo

A ação tem como objetivo o tratamento e acompanhamento do desenvolvimento da criança e adolescente gratuitamente de forma complementar aos serviços existentes na rede pública.

Portanto, o projeto oferecerá acompanhamento com neuropediatra, psicoterapia, terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia a crianças ou adolescentes com transtorno do espectro autista.

A solenidade contou ainda com a participação da secretária adjunta de Saúde, Alessandra Taveira, vereadores, autoridades municipais, a presidente da O.S. Comando Mundo Azul, Ieda Rodrigues da Gama; a patrona da entidade, Elza Monteiro, e a coordenadora da Associação dos Idosos, Pensionistas e Aposentados de Vicente de Carvalho (Assipavic), Selma Maria, representando a sociedade civil.

Serviço

A O.S. Comando Mundo Azul fica na Rua Osvaldo Aranha, 420 – Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.