O prefeito de Guarujá encaminhou ofício ao coronel PM Leandro Pereira de Lima, comandante do 6° Comando de Policiamento do Interior 6 – CPI-6, solicitando o aumento do efetivo policial nos finais de semana e feriados prolongados.
Sendo assim, o documento teve encaminhamento na última terça-feira (26). Com a alta das temperaturas, Guarujá tem atraído um grande volume de turistas fora de época.
Com os termômetros passando da casa dos 30 graus, os turistas têm aproveitado para curtir o calor longe das metrópoles.
Desse modo, o litoral tem sido um dos destinos mais procurados.
Segundo dados da empresa Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta/Imigrantes, 233.024 carros desceram para Baixada Santista no último final de semana. Só Guarujá recebeu 42.279 veículos, um volume considerado fora da curva.
Rede Hoteleira
Também no último final de semana, a ocupação da rede hoteleira chegou a 80% e as praias ficaram lotadas.
Além das praias e passeios tradicionais em pontos turísticos, como os mirantes das Galhetas (Astúrias) e da Campina (Pitangueiras), a Cidade contou com o 3º Festival Internacional de Balonismo, que reuniu cerca de 16 mil pessoas entre sexta-feira e sábado (22 e 23).
Dessa forma, o evento aconteceu na Praça Horácio Lafer, em frente à Praia da Enseada, e contou com carreata de fogo, inflagem de balões multicoloridos, shows musicais e praça de alimentação.
Portanto, no trânsito local, também foram identificados diversos pontos de lentidão durante o final de semana.
Estatísticas da Superintendência Municipal de Trânsito e da GCM apontam que 475 veículos foram autuados por infrações, 28 bicicletas foram apreendidas. Assim como, seis autos de fiscalização de comércio e posturas foram lavrados.
“Temos notado um aumento significativo de turistas na Cidade em finais de semana comuns. Para mantermos a segurança e o ordenamento do Município estamos pedindo esse reforço, que visa também os próximos feriados. A iniciativa se soma ao patrulhamento preventivo realizado pela Guarda Civil Municipal, e também pelas ações da Operação Delegada”, afirmou o secretário municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon).
Operação Verão
A Cidade começou a planejar a Operação Verão 2023/24.
No entanto, a previsão é que o Município receba mais de 400 policiais, a partir de 18 de dezembro.
Além disso, a Operação Verão faz parte de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, que tem por objetivo a junção de esforços e a cooperação técnica para a realização de ações policiais no Município.