cidades

Guarujá prepara início das obras da Perimetral

Guarujá está prestes a dar adeus a sua principal cicatriz urbana. Trata-se do tráfego de veículos pesados em direção ao…

21 de julho de 2011 - 09:33

Da Redação

Compartilhe

Guarujá está prestes a dar adeus a sua principal cicatriz urbana. Trata-se do tráfego de veículos pesados em direção ao Porto, que acontece hoje exclusivamente pela da Rua Idalino Pinez, a popular Rua do Adubo, e afeta por consequência as ruas do Jardim Boa Esperança,Conceiçãozinha e Vila Áurea.
 
Isso acontecerá porque está prestes a começar a construção da Avenida Perimetral de Guarujá, uma obra que, em sua primeira etapa, segregará o tráfego pesado do tráfego de veículos urbanos na Avenida Santos Dumont, com o surgimento de cinco pistas expressas, isoladas e exclusivas para atender a demanda do Porto de Guarujá.
 
Na segunda etapa da obra, o Município ganhará uma via expressa ligando a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera) à Avenida Perimetral do Guarujá, passando sobre a Avenida Santos Dumont. Esta via expressa deverá ser construída paralela a Rua Waldomiro Macário, em área desabitada e desimpedida.
 
A construção desta via, segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana, Duíno Verri Fernandes, tem o objetivo de disciplinar e ordenar o tráfego de veículos para que o movimento do Porto não atrapalhe a área urbana.
 
“Estudamos junto com a Codesp a construção desta via expressa por entender que o tráfego pesado tem de ser disciplinado e segregado, para não causar transtornos à população e para o trânsito urbano, como seria com o antigo projeto”, disse Fernandes.
 
Ele ressaltou que “o projeto da Avenida Perimetral foi discutido entre a Prefeitura de Guarujá e a Codesp, com o objetivo de não penalizar a população da Cidade com tráfego pesado em direção ao Porto. Neste sentido, a prefeita Antonieta propôs que o trânsito pesado fosse segregado do urbano e garantiu que o leito carroçável da Avenida Santos Dumont fosse exclusivo para o tráfego leve e a Rua do Adubo volte a ser residencial”.
 
Saiba mais

A construção da Avenida Perimetral de Guarujá será de responsabilidade da empresa Constran S.A., vencedora da licitação feita pela Secretaria Especial de Portos da Presidência da República. Os canteiros da empresa serão instalados em área próxima a Local Frio S.A. nos próximos dias. A Constran S.A. terá 18 meses para concluir as obras e entregar a Avenida Perimetral à população guarujaense.
 

LEIA TAMBÉM: