A Prefeitura de Guarujá registrou uma redução de casos de sarampo no comparativo entre os anos de 2019 e 2020. No ano retrasado, foram 40 registros da doença em munícipes. Já em 2020, segundo o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, foram 12 pessoas acometidas até o final do ano passado.
Os dados demonstram que, mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a população não deixou de garantir a dose. Prova disso é que o número de pessoas que compareceram aos postos de saúde no ano passado superou o anterior; 28.013 em 2019 e 33.073, em 2020.
O público de 6 meses a 49 anos, que ainda não se imunizou, deve comparecer a uma unidade mais próxima de sua residência para receber a dose.
Estão à disposição 20 postos de vacinação, entre Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (Usafas). O atendimento é das 9 às 15 horas. É necessário levar um documento com foto e a carteira de vacinação, se tiver.
Os profissionais utilizam Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e seguem todos os protocolos de higiene e segurança, que estão sendo tomados para evitar a propagação do novo coronavírus, conforme recomendado por órgãos oficiais de Saúde.