Guarujá se destaca entre cidades brasileiras no Índice de Recuperação de Resíduo | Boqnews
Foto: Divulgação/PMG

Cidades

14 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá se destaca entre cidades brasileiras no Índice de Recuperação de Resíduo

Município atingiu 2,07%, demonstrando tudo que foi realizado para a construção de um sistema inovador e pioneiro no que se refere a políticas públicas na gestão de resíduos, ultrapassando cidades como Curitiba

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Desde o ano de 2017 até 2022, o Índice de Recuperação de Resíduos (IRR) em Guarujá atingiu 2,07%.

Sendo assim, o resultado já ultrapassou municípios como Curitiba, com 2,01%. A capital paranaense é considerada uma das cidades mais preocupadas com a questão ambiental no País.

Com isso, atualmente, Guarujá ultrapassa a capital mais ecológica do Brasil no quesito.

Dessa forma, o IRR é a porcentagem calculada a partir da massa total coletada do Resíduo Sólido Doméstico (RSD).

O resultado da Prefeitura de Guarujá demonstra tudo que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) realizou para a construção de um sistema efetivo, inovador e pioneiro no que se refere a políticas públicas na gestão de resíduos no Município.

Além disso, desde 2014, Guarujá dá os primeiros passos para se destacar entre outras cidades brasileiras em termos de sustentabilidade.

Mas, foi a partir de 2017, que o Município começou a investir em ações que têm como foco garantir a excelência no desenvolvimento sustentável, com programas de reciclagem e gestão de resíduos, a partir do novo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), publicado em dezembro de 2016.

Valor

O secretário municipal de Meio de Ambiente relembra que, em 2017, a pauta de resíduos sólidos foi colocada sob os holofotes.

Desse modo, naquele ano, a Cidade já tinha o novo PMGIRS e estava em construção, na Câmara Temática de Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), o Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PRGIRS).

“Logo no início da atual gestão também tínhamos parte dos valores da compensação ambiental aportada no Fundo Municipal de Meio Ambiente para a construção do Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, reitera o titular da Semam.

Portanto, com as parcerias do Ministério Público Estadual (MPE) e de centros de pesquisas importantes, como o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o secretário da Semam reitera a pauta de resíduos, que insere Guarujá nos cenários estadual e federal.

“É uma enorme satisfação ver o quanto nossa equipe está empenhada em alcançar os objetivos que elevam o nosso IRR, por exemplo. Notoriamente, estamos tendo êxito e já existe um retorno maior de material reciclável à economia circular”, destaca.

O titular complementa que “o Planares (Plano Nacional de Resíduos) aponta que já ultrapassamos cidades como Curitiba, uma das mais ecológicas do País. Literalmente, começamos a passar a cidade de Guarujá a limpo”.

Além de Curitiba, o Município já ultrapassou o IRR de algumas capitais como Brasília (Distrito Federal), com 1,35%; São Paulo (SP), cujo índice é de 0,88%; Belo Horizonte (MG) com 0,55%; Rio de Janeiro (RJ), com 0,35%.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.