Guarujá tem mais de 800 moradias interditadas pela Defesa Civil | Boqnews
Foto: Divulgação

Guarujá

17 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Guarujá tem mais de 800 moradias interditadas pela Defesa Civil

Vistorias preventivas prosseguem ao longo da semana, a fim de reduzir riscos de mais deslizamentos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 830 moradias foram interditadas pela Defesa Civil de Guarujá e outras 40 já foram demolidas, em função dos deslizamentos causados pela tempestade no início do mês, que vitimou 33 pessoas na Cidade.

As vistorias preventivas prosseguem ao longo da semana a fim de reduzir riscos de mais deslizamentos.

O maior número registrado de interdições é no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado), na Vila Edna, com 129 moradias interditadas. No local, também foram demolidas as primeiras 40 casas. Além disso, outros morros sofreram interdições, entre eles, Barreira do João Guarda (249), Vila Baiana (189), Cachoeira (110), Morro do Engenho (62), Jardim das Flores (34), Vale da Morte (25), Vila Edna (21), Morro da Asa Delta (8) e Morro da Vila Júlia (3).

As interdições seguem critérios técnicos para determinar se as casas possuem condições de serem habitadas ou interditadas. Essas medidas levam em conta a instabilidade do terreno, trincas e rachaduras, distância entre a moradia e a encosta, escorregamentos antigos e dano estrutural.

Se houver a constatação de danos estruturais, com trincas em colunas e vigas, por exemplo, a interdição pode ser permanente ou até mesmo ser demolida. Caso contrário é autorizada a reocupação, porém com orientação para que continuem seguindo os parâmetros do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).

O trabalho de vistoria prossegue em todos os locais que sofreram com deslizamentos. Caso a Defesa Civil constate, em outros locais, que mais moradias estão sob risco de desabamento, os moradores serão retirados e encaminhados para os serviços sócio-assistenciais. Na Cidade, foram registrados sete deslizamentos, com as situações mais críticas nos morros Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) e Barreira do João Guarda.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.