Há 112 anos, primeiro navio da imigração japonesa chegava a Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

História

18 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Há 112 anos, primeiro navio da imigração japonesa chegava a Santos

Navio Kasato Maru desembarcou no Porto de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No dia 18 de junho de 1908, o navio Kasato Maru trazia os primeiros imigrantes japoneses para a Cidade de Santos. Ao todo foram, 781 imigrantes de 165 famílias.

Ao longo do tempo, a relação entre o Brasil e o Japão só cresceu, com uma forte influência asiática em São Paulo, principalmente no bairro da Liberdade na capital. Atualmente, são mais de 1,5 milhão de japoneses morando no país

Voltando ao começo do século XX, os imigrantes vieram para o Brasil buscando oportunidades de trabalho que não se concretizavam na terra natal. Na época, o país estava na República Velha, no auge da produção do café.

Japão e Santos

Os japoneses desempenharam um papel fundamental para  Santos.  Na Cidade, há várias referências  da comunidade japonesa, sendo uma das principais a escultura da artista plástica Tomie Ohtake, junto ao mar, no Parque Roberto Mário Santini. Há ainda o Monumento 18 de junho, no Porto, e o Clube Estrela de Ouro FC, na Ponta da Praia, e a Associação Japonesa, na Rua Paraná, 129. ‘’Temos uma forte colônia aqui e a casa é uma referência para a comunidade’’, diz a segunda vice-presidente, Marise Hashimoto. Os imigrantes trouxeram a culinária típica, artes marciais, ikebana e a cultura pop japonesa (animês e mangás).

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.