Hipermercado em Santos é intimado por vazamento de óleo diesel | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Santos

04 DE MAIO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Hipermercado em Santos é intimado por vazamento de óleo diesel

Estima-se que cerca de dois mil litros do produto tenham se alastrado pelas galerias de águas pluviais, desembocando no canal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um estabelecimento comercial de grande porte no bairro Aparecida foi intimado a executar imediatamente a limpeza de um quilômetro de rede de drenagem e de trecho de 300 metros do canal 6 por vazamento de óleo diesel nesta terça-feira (4). Estima-se que cerca de dois mil litros do produto tenham se alastrado pelas galerias de águas pluviais, desembocando no canal.

O incidente ocorreu na madrugada e mobilizou, pela manhã, mais de 50 pessoas, entre equipes das secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Serviços Públicos (Seserp), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Porto de Santos.

O grupo empresarial também será autuado nas esferas municipal e federal, após avaliação da Prefeitura e Ibama. A empresa ainda terá que apresentar o Plano de Prevenção de Acidentes e Manutenção e o Plano de Ação de Emergência (PAE).

“Não há problema nesse momento, ninguém precisa ficar preocupado, pois toda a segurança foi pensada dentro das ações e exigências que deveriam ser tomadas junto à empresa. De imediato, foram instaladas mantas e barreiras absorventes, fechada a comporta que liga o canal e o mar; e feita a vistoria”, afirmou a chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce.

Órgãos Ambientais

Equipes dos órgãos ambientais e de segurança fizeram uma busca pelo bairro, abrindo as galerias com apoio da CET-Santos. “Chegamos ao responsável pelo incidente poluidor, que será autuado. Temos uma legislação municipal rígida”, destacou o titular da Semam, Márcio Gonçalves Paulo.

Ainda pela manhã, além do fechamento da comporta, uma barreira de contenção foi instalada pela Semam no trecho do canal 6, entre as avenidas da praia e dos Bancários, para conter o vazamento. Outra barreira de mantas foi instalada nas pontas do trecho do canal para evitar que o óleo se alastrasse.

O vazamento foi provocado por uma das mangueiras de um gerador que estava desgastada por falta de manutenção. Começou por volta das 2h e os órgãos ambientais e de segurança foram acionados por volta das 7h30. “Foi um problema no tanque de combustível que serve para abastecer o sistema de gerador do prédio. Como ocorreu na madrugada, a equipe do hipermercado só identificou o vazamento pela manhã e não percebeu a dimensão do ocorrido”, disse o coordenador de riscos da Defesa Civil de Santos, José Carlos Turziani da Silva.

A limpeza do canal e das galerias, a cargo do grupo empresarial, é realizada pela empresa Hidroclean, que executa serviços emergenciais no Porto de Santos. O trabalho é feito com auxílio de caminhão hidrovaco. O serviço continua nesta quarta-feira (5).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.