Acervo do Museu Pelé agora é do Município | Boqnews
Imagem do Pelé. Foto: Divulgação

Turismo

10 DE MARÇO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Acervo do Museu Pelé agora é do Município

Acervo do Museu Pelé passou para o Município. Prefeitura ficará responsável pela manutenção das peças do Rei do Futebol

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Pelé participou da transferência dos bens do Museu para a Municipalidade. Antes, o material estava a cargo da Oscip AMA Brasil.

Pelé participou da transferência dos bens do Museu para a Municipalidade. Antes, o material estava a cargo da Oscip AMA Brasil. Foto: Divulgação

“Agora ficou realmente o Pelé Eterno”. Com a simpatia e a simplicidade de sempre, o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento, resumiu a doação que fez à Cidade de 560 peças do seu acervo, brincando com o nome do filme que conta a sua trajetória. A assinatura do termo de transferência dos itens, avaliados em R$ 19 milhões, ocorreu ontem (9) em seu escritório no Centro de Santos. Na ocasião, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa assinou decreto para incorpora o Museu Pelé à Administração Municipal, publicado na edição de hoje do Diário Oficial.

“Tenho certeza que as peças vão ser muito bem cuidadas. E quero continuar ajudando a tornar Santos conhecida no mundo todo”, complementou Pelé, lembrando que outras grandes cidades queriam o valioso acervo, a exemplo de Nova Iorque (Estados Unidos), onde encerrou a carreira pelo Cosmos.

Além das 144 que já estavam no Museu Pelé, foram doados mais de 416 outros itens para reserva técnica e novas exposições. Entre eles, um tem lugar de destaque nos ‘três corações’ do Rei: a caixa de engraxate que usava quando menino em Bauru.

“O Pelé sempre levou Santos para o mundo. Chegou o momento de trazer o mundo para Santos. Este é um acordo histórico e mais um gol de placa do Pelé”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, explicando que até 20% do acervo poderá ser utilizado em exposições itinerantes.

Incorporação

No ato, Barbosa também assinou um decreto que incorpora o Museu Pelé à estrutura administrativa da Prefeitura (vinculando à Secretaria de Turismo), e um termo de distrato com a Oscip Ama Brasil, responsável pela restauração dos Casarões do Valongo e administradora do equipamento desde a sua inauguração em junho de 2014. O processo de transição da gestão ocorrerá durante o mês de março.

Segundo ele, a decisão foi resultado de mais de um ano de negociações e visa potencializar o uso e a divulgação do Museu Pelé. Para isso, será anunciado um plano de marketing para a atração com a previsão de diversas parcerias, incluindo o Santos Futebol Clube, que possui experiência com o Memorial das Conquistas, e ação conjunta com escolas públicas e particulares da Baixada Santista.  Os ingressos, hoje no valor de R$ 18,00, também deverão ser reduzidos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.