Hospital de Cubatão passa a oferecer atendimento quimioterápico a pacientes SUS | Boqnews

Saúde

28 DE SETEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Hospital de Cubatão passa a oferecer atendimento quimioterápico a pacientes SUS

No Hospital de Cubatão, o serviço seguirá o dimensionamento de 60% de vagas para residentes de Cubatão e 40% para outras cidades da Baixada Santista.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Centro de Alta Complexidade do Hospital de Cubatão (HC) passa a oferecer o atendimento de quimioterapia voltado para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O serviço será regulado pela Diretoria Regional de Saúde IV e seguirá o dimensionamento de 60% de vagas para residentes de Cubatão e 40% para outras cidades da Baixada Santista.

Além disso, as unidades são administradas pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação.

O início do atendimento da quimioterapia é mais uma etapa no processo de abertura gradual dos serviços oferecidos no Centro, localizado em um prédio anexo ao Hospital.

Atualmente, estão em funcionamento o ambulatório, consultas em nefrologia e oncológicas, para cabeça e pescoço e urologia dos pacientes da rede pública, além do setor de hemodiálise.

Portanto, os serviços são destinados aos pacientes encaminhados pela Central de Regulação de Vagas (para os atendimentos de oncologia) e por agendamento da Secretaria Municipal de Saúde (para a hemodiálise).

 

Ampliação

 

Assim, no início do mês, foi anunciada a ampliação da oferta de leitos SUS no Hospital de Cubatão, por meio de termo assinado entre a Fundação e a Prefeitura local.

A partir de agora, a unidade passa a oferecer mais 25 leitos clínicos e cirúrgicos ao SUS sendo 22 adultos e três pediátricos, totalizando 100 unidades públicas para internação.

Com isso, haverá também um acréscimo na capacidade de realizações de cirurgias de alta e média complexidades.

 

 

Unidade de Cubatão vai atender pacientes SUS para tratamento quimioterápico, sendo 60% de Cubatão e 40% de municípios vizinhos. Foto: Divulgação

Hospital de Cubatão

Dessa forma, o Hospital de Cubatão – Dr. Luiz Camargo da Fonseca e Silva está sob gestão da Fundação São Francisco Xavier desde outubro de 2017, quando foram iniciadas a reforma da estrutura e as adaptações necessárias – a unidade estava fechada desde julho de 2016.

Portanto, o Hospital foi reaberto em 1° dezembro de 2017, atende ao SUS e à rede privada e sua retomada foi considerada um marco para a cidade.

Assim, dentre os resultados e avanços alcançados neste período, destacam-se os números de atendimentos prestados: 1.067.968 exames de apoio ao Diagnóstico, contemplando exames de imagem e laboratoriais; 4.242 procedimentos cirúrgicos; 14.211 internações e 3.227 partos – números referentes ao período de dezembro de 2018 a agosto de 2020.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.