Unimes

Hospital Veterinário realiza campanha de prevenção ao câncer de mama em fêmeas

Triagem gratuita começa nesta terça-feira (!5), das 14h às 17h. avaliação segue até o dia 30 de setembro

14 de setembro de 2020 - 13:26

Da Redação

Compartilhe

A Faculdade de Medicina Veterinária da Unimes, que abriga o Hospital Veterinário Universitário mais tradicional da região; o HOVET-UNIMES, lança a campanha “Outubro Rosa” de castração a cadelas e gatas com mais de 6 meses de vida. A triagem, gratuita, será realizada a partir desta terça-feira (15), antes mesmo do mês de conscientização sobre o câncer de mama.

Durante a campanha, os veterinários vão selecionar e os tutores poderão encaminhar suas pets para o procedimento de castração, com preços acessíveis.

Interessados devem comparecer ao Campus da Medicina Veterinária da Unimes com seu pet, à Av. Prefeito Antonio Manoel de Carvalho, 3935, Morro Nova Cintra, sempre de segunda a sexta, das 14h às 17h. A campanha segue até o dia 30 de setembro e as castrações, a partir de outubro.

Com o objetivo de conscientização dos tutores, a campanha “Outubro Rosa” vem fazer um alerta sobre essa doença importante que acomete cadelas e gatas de meia idade a idosas, que é a neoplasia mamária. “Esses tumores, em sua maioria malignos, têm seu desenvolvimento ligado principalmente a fatores hormonais. Quando descobertos a tempo, tem bom prognóstico e possibilidade de tratamento, porém em casos mais avançados podem causar comprometimento de outros órgãos, o que chamamos de metástases”, explica o coordenador da campanha e professor de Anestesia do curso de Medicina Veterinária da Unimes, Dr. Luciano Cacciari.

A prevenção da neoplasia mamária deve ser feita através da castração precoce das fêmeas, e além disso, a castração também previne outras doenças importantes como tumores ovarianos, piometra (infecção uterina) e pseudociese (gravidez psicológica). O conhecimento dessas doenças e principalmente maneiras de prevenção possibilita aos tutores a proteção da saúde e qualidade de vida de nossos animais.