Hotéis, bares e restaurantes se preparam para temporada de fim de ano | Boqnews
Orla de Santos/ Foto: Rogério Cassimiro/Mtur

Baixada Santista

10 DE OUTUBRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Hotéis, bares e restaurantes se preparam para temporada de fim de ano

SINHORES está com diversas vagas abertas para cursos de capacitação

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com a temporada de final de ano batendo à porta, os hotéis, bares e restaurantes da região já começaram a se preparar para a temporada de fim de ano.

A expectativa é alta, já que será a primeira sem as restrições impostas contra a pandemia da Covid-19. Segundo previsão feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o mercado de serviços terá mais de 600 mil vagas de trabalho disponíveis, puxadas pelos setores de alimentação, educação e hospedagem.

Para o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (SINHORES), Heitor Gonzalez, capacitar funcionários para essa demanda é de suma importância, pois o mercado irá precisar.

“Vamos acelerar, neste mês de outubro, nossos cursos de qualificação, para que possamos formar mais profissionais qualificados até o final do ano. Preparamos diversos cursos totalmente gratuitos para treinar essas pessoas para que elas fiquem aptas às vagas que irão surgir”, enfatiza Heitor.

Segundo Heitor, essa boa expectativa para a região deve-se ao movimento de retomada que o setor de Turismo vem vivenciando em todo o Brasil. Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor deve crescer 5,1% neste ano, uma estimativa maior do que a registrada pela entidade no último mês, quando foram estimados 4,1% de expansão em comparação com 2021. “Estamos otimistas e isso se reflete em toda a cadeia do setor, incluindo aqui na Baixada Santista”, avalia Heitor Gonzalez.

A retomada dos mais de 50 segmentos relacionados ao turismo também ampliou a oferta de empregos formais no país. Segundo o estudo, no acumulado entre outubro de 2020 a julho de 2022, 380 mil novas vagas de empregos foram geradas no país. Os destaques ficaram por conta das aberturas líquidas de vagas nas atividades de bares e restaurantes (+281,5 mil) e serviços de hospedagem (+68,9 mil).

Brasileiro quer viajar

Mais do que comprar um imóvel, voltar a estudar ou comprar um carro, os brasileiros querem fazer as malas e explorar destinos turísticos. Segundo o estudo “Narrativa Travel — 2022”, divulgado pela Meta (administradora de algumas das principais redes sociais utilizadas no Brasil), 55% dos entrevistados acreditam que viajar é muito importante para suas vidas e 66% pretendem viajar no segundo semestre de 2022. A pesquisa foi realizada em maio de 2022 e contou com a participação de 500 entrevistados.

A maioria (60%) dos entrevistados planejam viagens para dentro do Brasil, em cidades de outros estados brasileiros, reforçando a tendência crescente do turismo interno. A principal razão para realizar uma viagem é o lazer: 79% das pessoas irão viajar por este motivo, enquanto 39% vão visitar familiares e/ou amigos. Além disso, 61% dos consultados disseram viajar para relaxar e 16% viajam para conhecer novas culturas, experiências e histórias.

Cursos

O SINHORES oferece diversos cursos de formação e capacitação gratuitas, como camareiro, recepção hoteleira, barman, prático de cozinheiro, bartender, garçom, barista, entre outros.

Para os interessados, as inscrições podem ser realizadas através do site da entidade. Para mais informações, basta entrar em contato através dos telefones (13) 3223.7372, ou ainda pelo email [email protected]. As vagas são limitadas.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.