Missas nas igrejas católicas da Baixada continuam sendo on line, destaca bispo | Boqnews
Bispo Diocesano Dom Tarciso Scaramussa . Foto: Rom Santa Rosa/Arquivo

Religião

08 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Missas nas igrejas católicas da Baixada continuam sendo on line, destaca bispo

A despeito da permissão de abertura das igrejas católicas e de outras religiões, o bispo diocesano diz que ainda não é o momento para fazer missas com o povo em razão dos riscos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A despeito da abertura de atividades econômicas em várias cidades da Baixada Santista em virtude da eventual mudança de classificação da zona vermelha para laranja, alguns prefeitos estão liberando a reabertura de igrejas e templos religiosos.

É o caso de Santos, no litoral paulista, onde o prefeito Paulo Alexandre Barbosa anunciou a abertura das atividades, inclusive templos e igrejas, a partir de quinta-feira, feriado de Corpus Christi.

No caso da Igreja Católica, porém, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa é taxativo: a possibilidade da realização de missas com a participação de fiéis ainda não existe em razão da evolução da pandemia.

Elas continuarão sendo trasmitidas de forma on line pelas páginas das igrejas nas redes sociais.

Entretanto, elas estarão abertas para visitas e oração individual, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

Bispo Diocesano Dom Tarciso Scaramussa salienta que ainda não é o momento para aberturas das igrejas católicas. Foto: Rom Santa Rosa/Arquivo

 

Nota

“Entendemos que neste momento ainda há aumento de circulação do vírus e de infecções e, portanto, de grande risco”.

Assim, as igrejas permanecerão fazendo suas atividades de forma digital, como missas, inclusive na quinta, dia de Corpus Christi.

Confira a nota do bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa:

“A reabertura das igrejas tem sido adiada até este momento, após mais de 70 dias. Esta reabertura é desejo de todos e já começamos a preparação, junto aos sacerdotes de nossas paróquias, para atuarmos segundo os protocolos sanitários e de comunicação necessários, de acordo com as orientações das autoridades sanitárias do Município.

Estamos atentos à evolução da pandemia, e entendemos que neste momento ainda há aumento de circulação do vírus e de infecções e, portanto, de grande risco.

Nosso posicionamento é de precaução.

Vamos aguardar os desdobramentos das decisões de flexibilização, para efetivarmos a reabertura das igrejas quando houver segurança para todos, fiéis leigos, sacerdotes e diáconos.

Diante disso, já acordamos com o Clero de nossa Diocese que, por ora, as igrejas não reabrirão para celebrações com o povo.

Entretanto, elas estarão abertas para visitas e oração individual, seguindo as orientações das autoridades sanitárias.

No dia 11, festa de Corpus Christi, as celebrações serão feitas com a transmissão pela Internet, sem a presença de fiéis.

Em algumas Paróquias o Santíssimo Sacramento será levado em carro aberto, pelas ruas, para abençoar as pessoas em suas casas, evitando qualquer tipo de aglomeração”.

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB – Santos, 08/06/2020

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.