Há quase um ano, Santos não conta com IML, provocando transtornos a quem precisa | Boqnews

Polêmica

25 DE FEVEREIRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Há quase um ano, Santos não conta com IML, provocando transtornos a quem precisa

Há quase um ano, Santos não conta IML – Instituto Médico Legal, trazendo transtornos à população da Cidade e de São Vicente, que precisa se deslocar para Praia Grande.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um verdadeiro martírio para quem precisa.

É assim que se encontra o IML – Instituto Médico Legal de Santos, localizado na Avenida Martins Fontes, na entrada de Santos, fechado há quase um ano.

Quem precisa do serviço público, necessita se deslocar até o IML de Praia Grande, na Vila Tupy, distante, no mínimo, 19 quilômetros entre eles e tempo de viagem de quase uma hora.

“A situação é crítica”, revela o deputado estadual Matheus Coimbra (Tenente Coimbra), do PSL.

Ele participou do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias de quinta (25), onde teceu críticas sobre a atual situação do IML santista.

“Muitos corpos chegam às famílias para serem velados após o exame de corpo delito com mau cheiro diante de tanto tempo”, salientou.

Além disso, segundo o parlamentar, mulheres moradores de Santos ou São Vicente, vítimas de violência doméstica, que também precisam se deslocar para o IML de Praia Grande, estão evitando fazer o exame de corpo delito.

Isso porque muitas vezes o agressor costuma chegar antes das próprias vítimas, impedindo-as de comprovar a violência.

 

Durante entrevista, Coimbra falou sobre o IML Santos, posição em relação ao deputado federal Daniel Silveira, do seu partido, escolas cívico-militares, entre outros temas. Foto: Carla Nascimento

 

Novo endereço polêmico

O parlamentar também questiona o prédio – ainda a ser entregue – onde poderá funcionar o futuro IML, à Rua Bernardo Browne, no Estuário, local estritamente residencial.

“Além do IML, o espaço deverá receber o Instituto de Criminalística, hoje no Palácio da Polícia”, acrescenta.

A preocupação dos moradores no entorno é que caso isso ocorra o local será muito visado, pois todas as análises de entorpecentes serão encaminhadas para lá, com cargas de elevado valor financeiro, podendo atrair bandidos para invadir o espaço.

“Os vizinhos estão temendo que isso ocorra”, acrescentou.

Ele aguarda que a Secretaria de Segurança Pública atenda solicitação do Ministério Público, que já protocolou ação há seis meses sobre o assunto, mas até agora nenhuma resposta foi dada.

 

 

Secretaria de Segurança Pública

Em nota, a Superintendência da Polícia Técnico Científica (SPTC) informa está providenciando todos os documentos técnicos solicitados pela Prefeitura de Santos para a mudança da unidade do Instituto Médico Legal (IML) de Santos para um novo prédio.

A população e as demandas são atendidas continuamente pelo IML da Praia Grande

 

 

Em Vicente de Carvalho, escola Marechal do Ar Eduardo Gomes ganhará uma unidade cívico-militar. Foto: Divulgação

Escolas cívico-militares

O parlamentar, que participou do programa junto com a colega de bancada, a deputada Janaína Paschoal (PSL), também adiantou que seis cidades já contarão com escolas cívico-militar, do Ministério da Educação, cuja previsão é que sejam entregues até o final do ano.

Serão três no interior e três no litoral.

Entre as cidades do interior, elas serão instaladas em Bauru, Sorocaba e Pirassununga.

Já no litoral, haverá uma unidade em São Vicente (Jardim Rio Branco), Guarujá (na escola Marechal do Ar Eduardo Gomes, junto à Base Aérea) e em Santos (em local não definido).

“Faremos audiências públicas até o final deste semestre e pretendemos que as unidades estejam prontas para funcionar até o final do ano”, crê o parlamentar, que preside a Frente Parlamentar para implantação das unidades escolares no estado de São Paulo.

 

O que são?

O Governo Federal pretende que 216 escolas em todo país escolas adotem o modelo de gestão cívico-militar até 2023.

As escolas cívico-militares são instituições não militarizadas, mas com uma equipe de militares da reserva no papel de tutores.

A meta é aumentar a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Segundo o MEC, enquanto a média do Ideb em colégios militares é 6,99, nos civis é 4,94.

 

Prefeitura de Santos

Em nota, a Prefeitura de Santos informa que na segunda quinzena de dezembro de 2020, o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do referido projeto foi aprovado pela Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv).

Segundo a legislação vigente, além do EIV e suas eventuais compensações e mitigações, também são exigidos pelo poder público todas as licenças de obras e de funcionamento.

O processo de aprovação da reforma foi indeferido por desinteresse do responsável técnico, por não ter atendido o comunique-se dentro do prazo estipulado na Lei Complementar 1025/19, Código de Edificações do Município de Santos.
É importante esclarecer que no trâmite para aprovação de qualquer projeto os responsáveis técnicos são chamados para apresentar documentos ou alterar detalhes dos projetos sempre que forem necessárias adequações às leis municipais, estaduais e federais para construções

Confira o programa completo

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.