Implantado em 2021, mais de 80% do IPTU da Cidade já está na forma digital | Boqnews
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guarujá

Cidades

31 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Implantado em 2021, mais de 80% do IPTU da Cidade já está na forma digital

Inovando e aperfeiçoando as ações, a Prefeitura de Guarujá garante mais eficiência interna no sistema tributário e comodidade aos contribuintes

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A modernização de serviços relacionados ao sistema tributário municipal destaca o trabalho da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), nos últimos quatro anos.

Sendo assim, inovando e aperfeiçoando as ações, a pasta garante mais eficiência interna e comodidade aos contribuintes do Município.

Contudo, entre os destaques está o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) Digital, adotado pela Prefeitura de Guarujá em 2021 e que já atende 85% das zonas territoriais da Cidade.

Portanto, a digitalização, que possibilita ao contribuinte entrar no site da Prefeitura e acessar seus carnês, antes enviados pelos Correios, foi implantada com foco na economia de gastos.

Desse modo, visando diminuir a quantidade de carnês impressos, além de ser uma forma mais moderna e eficiente de atendimento.

A novidade este ano é da disponibilização de um QR Code para atualização cadastral nos carnês impressos de IPTU. Também está em fase final a disponibilização do QR Code no site para facilitar a vida do contribuinte.

Dessa forma, que não precisa mais sair de casa para efetuar o procedimento.

Ao fazer a leitura, o munícipe será levado a uma tela onde serão identificados os dados do imóvel para localizar o cadastro e fazer a atualização

Progresso

Desde janeiro de 2021, a Prefeitura adotou o sistema digital para pagamento do IPTU contemplando, inicialmente, três zonas territoriais: a Zona 0, que abrange a região central; a Zona 1, região das Astúrias e Guaiúba; e Zona 5, em Vicente de Carvalho, região do Jardim Santense e Vila Alice.

Todavia, no ano passado, houve a inserção de mais uma zona, a Leste, que se refere à região da Enseada, Jardim Acapulco, Perequê, até o Ferry Boat de Bertioga; e este ano, inseriu a Zona 2, que abrange os bairros Santo Antônio, Santa Rosa, até o Ferry Boat.

Além disso, a Prefeitura tem como meta a digitalização de todo o lançamento do IPTU, como já é feito para a cobrança do mobiliário fiscal.

Acesso digital

Para ter acesso ao carnê digital é preciso acessar o site www.guaruja.sp.gov.br/iptudigital e entrar no campo de cobranças, clicando na opção ‘IPTU’.

Em seguida, deverá digitar o número do cadastro imobiliário do imóvel, encontrado no carnê impresso de 2022 ou de outros exercícios.

Na tela de cobrança, o munícipe terá acesso às guias eletrônicas do IPTU 2023, que poderá visualizar ou imprimir.

Ademais, todas as zonas territoriais também podem antecipar o pagamento do imposto, por meio do site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), no link Serviços On-line – Consulta de Débitos e Impressão de 2ª Via de Boletos, opção IPTU, e seguir as instruções para emissão do boleto.

Postos presenciais

O contribuinte também pode tirar dúvidas e obter outras informações referentes ao IPTU nos postos presenciais disponibilizados pela Prefeitura:

-Poupatempo Guarujá (Avenida Santos Dumont, 1.586 – Pae Cará, em Vicente de Carvalho)

-Unidade de Atendimento ao Contribuinte (Rua Cunhambebe, 500 – Vila Alice, em Vicente de Carvalho);

-Centro de Atendimento ao Contribuinte – Ceacon (Avenida Leomil, 630 – Pitangueiras/Centro)

-Setor de Dívida Ativa (Rua Azuil Loureiro, 691 – Santa Rosa).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.