Fim do fomento à entidade que atua na Ponta da Praia se encerra neste sábado | Boqnews
Local onde funciona a associação passará a ser ocupado por uma Vila Criativa. Foto: Divulgação/Google Maps

Futura Vila Criativa

09 DE OUTUBRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Fim do fomento à entidade que atua na Ponta da Praia se encerra neste sábado

Entidade ocupa área na Ponta da Praia há 25 anos. Com o fim do fomento, prefeitura vai instalar uma Vila Criativa na área e ampliar a policlínica

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O fim da ocupação da área de quase 5 mil m2 pela Associação Beneficente Osvaldo de Rosis (ABOR), em área pública na Ponta da Praia, promete ser ‘agitado’ .

O prazo do fomento expira no sábado (11).

Depois, conforme a Prefeitura, a área abrigará a 11ª Vila Criativa do Município após esta data.

Portanto, o valor pago como fomento público serve para pagamento de professores que atuam nas escolinhas e demais atividades do espaço.

Nos últimos 12 meses, a associação recebeu R$ 249.480,00 da Prefeitura.

Assim, prestes a assumir novamente a presidência da Associação Beneficente Osvaldo de Rosis (ABOR), o ex-vereador Rui de Rosis aguarda a comunicação oficial pública sobre o fim do fomento público para o local.

Além disso, promete brigar pela manutenção da entidade no local.

“Vamos até às últimas consequências”, diz.

Há 25 anos no local

Localizada na Praça 1º de Maio, s/nº, na Ponta da Praia, a entidade disponibiliza várias atividades físicas, esportivas e culturais desde o ano 2000.

Ou seja, 25 anos, completados no último dia 27 de setembro.

Portanto, a ideia da associação surgiu com Odete de Rosis, que a fundou  junto com seus filhos Rui e Marcus, ambos ex-presidentes da Câmara.

Aliás, a mesma nasceu pelo pai dos vereadores, Osvaldo de Rosis, que hoje dá o nome ao plenário da Câmara e à própria instituição.

Assim, em 1999, na gestão do ex-prefeito Beto Mansur, a prefeitura cedeu a área à entidade.

Aliás, ali funcionavam submoradias, comuns em vários pontos da Ponta da Praia até o final do século passado.

Portanto, como havia na Avenida Governador Fernando Costa, hoje extinta.

Hoje, no bairro, ainda há a Vila Sapo, junto à avenida Mario Covas.

De Rosis destaca que atualmente cerca de 2.100 alunos participam das atividades no local, em modalidades diversas como basquete, natação, ginástica, pilates, judô, entre outros.

Dessa forma, ele confirma que o prazo de fomento se encerra neste sábado, mas que o termo de uso prosseguiria até 2028.

Além disso, a área, segundo ele, fora cedida “por tempo indeterminado”.

Cedido a título precário

Por sua vez, a Prefeitura ressalta que a área de 5 mil metros quadrados pertence ao Município, ‘cedido a título precário e gratuito’.

“Aliás, que pode ser restituído ao Poder Público a qualquer tempo, por interesse público”, informa em nota.

Conforme previsto em contrato, “essa revogação não gera ao atual permissionário direito à indenização de qualquer natureza, inclusive por benfeitorias realizadas”, acrescenta.

Confira a nota oficial

A Prefeitura de Santos informa que a transformação do centro esportivo da Praça 1º de Maio, na Ponta da Praia, em uma nova Vila Criativa, a 11ª da Cidade, tem o único objetivo de fortalecer a política municipal de integração entre qualificação profissional e atividades culturais e esportivas, reconhecida como um vetor de desenvolvimento socioeconômico em expansão e que gera emprego e renda e lazer para milhares de santistas.

A mudança de gestão do equipamento ocorrerá com a garantia de continuidade de todos os serviços e professores, além de proporcionar o incremento de atividades e investimentos.

Entre eles, a ampliação da Policlínica da Ponta da Praia (que fica no mesmo terreno) em mais 400 metros quadrados, para dotá-la de infraestrutura de atendimento mais adequada para as necessidades da população local.

E oferecer iniciativas que visem à promoção à saúde e à qualidade de vida de forma integrada às atividades da nova Vila Criativa.

Também, prevê melhorias como o aquecimento da piscina, a colocação de grama sintética no campo de futebol, nova pintura, iluminação e zeladoria do espaço.

Nova Vila Criativa

A nova Vila Criativa ampliará a sua vocação com a oferta de oficinas artísticas, cursos de qualificação profissional e aulas voltadas à saúde e ao bem-estar, como dança e pilates, com todas as suas atividades 100% gratuitas.

Importante ressaltar que a área de 5 mil metros quadrados pertence ao Município, cedido a título precário e gratuito, que pode ser restituído ao Poder Público a qualquer tempo, por interesse público.

Conforme previsto em contrato, essa revogação não gera ao atual permissionário direito à indenização de qualquer natureza, inclusive por benfeitorias realizadas.

A interrupção do contrato, no dia próximo dia 11, foi comunicada à direção da entidade permissionária em reunião realizado no dia 3 de outubro.

A data de devolução do espaço coincide com a data que expira o termo de fomento no qual a Prefeitura financia os serviços da entidade.

Nos últimos 12 meses, foram transferidos R$ 249.480,00 da Prefeitura à associação.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.