Instituto Devir Educom representa Santos em encontro de Educomunicação | Boqnews
Foto: Divulgação
19 de novembro de 2024

Instituto Devir Educom representa Santos em encontro de Educomunicação

Os jovens integrantes do projeto Memórias em Rede do Instituto Devir Educom alçam novo voo nesta semana. Eles acompanharão a ONG em uma viagem rumo ao Distrito Federal, para o X Encontro Brasileiro de Educomunicação, entre os dias 21 e 23 de novembro, na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Não bastasse essa participação, o Devir está concorrendo ao  Prêmio Nacional Mariazinha Fusari de Educomunicação 2024, na categoria Instituição.

Promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), entre outras instituições brasileiras, o evento reunirá especialistas, pesquisadores, profissionais e grupos de jovens de todo o país e do exterior para discutir “Educomunicação nas Políticas Públicas: a urgência da participação social para a cidadania”, com reflexões sobre como esse campo teórico-prático fortalece a democracia e o exercício da cidadania no Brasil.

Para a gestora do Devir, Andressa Luzirão, a oportunidade é ímpar. “Os jovens poderão trocar experiências, ampliar repertórios e o conhecimento sobre a Educomunicação. Terão encontros com outros grupos de adolescentes e a possibilidade de fazer muitas entrevistas no brincar de ser repórter, exercitando a cidadania e o direito à voz e à escuta”.

Participação

O grupo viajará após esforços do instituto e do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Santos para viabilizar essa participação. “Será um grupo seleto de jovens que terão a responsabilidade de representar todas as crianças e adolescentes das instituições onde atuamos”, explica a gestora, se referindo às UME Avelino da Paz Vieira, UME Vinte e Oito de Fevereiro, UME Mário de Almeida Alcântara, UME Cidade de Santos e a Casa Vó Benedita (creche/abrigo).

A indicação ao Prêmio Mariazinha Fusari é uma grata surpresa que aponta o reconhecimento ao trabalho que vem sendo desenvolvido em Santos. “Representa muito mais do que uma conquista institucional; simboliza a valorização do protagonismo das crianças e adolescentes que impactamos todos os dias. Ser indicado a uma premiação nacional nos fortalece a continuar acreditando no potencial transformador da Educomunicação para construir uma sociedade mais justa, solidária, democrática, inclusiva, diversa e amorosa”, afirma Andressa.

Os indicados foram escolhidos pela ABPEducom e pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE-USP). Desse modo, sob o critério de realização de projeto, pesquisa ou ação promovida por instituição que tenha importante contribuição e participação junto à sociedade em atividades relacionadas à Educomunicação. Concorrem com o Devir, a Rede Salesianas Brasil (RSB) e a Rede Wayuri. Outras categorias do prêmio são Pesquisador e Profissional.

Em ação, o protagonismo da juventude santista

Todo custo da viagem, incluindo transporte, hospedagem e alimentação, conta com recursos do CMDCA de Santos. Dessa maneira, ação que fortalece o compromisso da Cidade com a valorização do protagonismo juvenil. A equipe do Instituto Devir Educom estará acompanhada de duas conselheiras do CMDCA de Santos que atuam na área da Educação/Educomunicação.

Segundo Filipe Rezende, presidente do CMDCA, fazer parte dessa jornada é uma honra. “Nosso compromisso é garantir que crianças e adolescentes santistas tenham oportunidades reais de crescimento e protagonismo. Apoiar o Devir no evento nacional é uma forma de mostrar que acreditamos no potencial transformador desses jovens e no impacto positivo que podem gerar para Santos e o Brasil”, destaca.

Durante o evento, os adolescentes do Memórias em Rede farão cobertura jornalística e entrevistarão pesquisadores, palestrantes e profissionais. Além de participarem de oficinas e jogos educativos voltados para a juventude sobre educação midiática, combate às desigualdades e desinformação em saúde. A programação inclui palestras, paineis, grupos de trabalho e um encontro especial com adolescentes do Projeto Arena 3 TV, de Sobradinho/DF. Desse modo, promovendo troca de experiências entre projetos brasileiros em Educomunicação. O grupo santista ainda terá direito a certificado de participação no evento.

 

Palácio dos Três Poderes

Na sexta-feira (22), os jovens do Devir Educom terão uma programação exclusiva com a Secretaria de Comunicação Social (SECOM), do Governo Federal. Desse modo, incluindo visita ao Palácio dos Três Poderes. Na ocasião, participarão de coletiva de imprensa com equipe de Educação Midiática e Combate à Desinformação da SECOM, enriquecendo ainda mais a experiência educomunicativa.

 

Devir apresenta trabalhos acadêmicos

Dentro da ampla agenda da comitiva santista, três pesquisas acadêmicas da equipe do Instituto Devir Educom serão apresentadas em Grupos de Trabalho (GTs), relacionadas à Educação Midiática e Gestão da Comunicação. São elas: A Metodologia do projeto Memórias em Rede e sua relação com a perspectiva freireana e decolonial, de coautoria de Andressa Luzirão e Lucila Pesce (Unifesp-Educação); Pelo direito à infância: a Educomunicação no projeto Memórias em Rede, de coautoria de Luana Magalhães, Giulia Beatrice e Andressa Luzirão; e Como votar? Compreender influências da Educação no cotidiano e vislumbrar caminhos através da Educomunicação, de Giulia Beatrice (ECA/USP), este último financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). “Nosso trabalho envolve muito estudo e pesquisa em consonância com nossas práticas”, completa Andressa. A equipe Devir ainda formará o painel dos núcleos regionais da ABPEducom, no dia 22, representando o Núcleo Regional Litoral Paulista.

 

Realização

O X Encontro Brasileiro de Educomunicação é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom); pelo Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP); pelo Departamento de Comunicações e Artes da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CCA/ECA/USP); pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB); pelo Estúdio Cais Projetos de Interesse Público; pela Rede Biota Cerrado; pelo Iandé Comunicação e Educação; pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).

 

Programação completa do X Encontro Brasileiro de Educomunicação:

https://www.even3.com.br/x-encontro-brasileiro-de-educomunicacao-450056/

 

Instituto Devir Educom

Criado em junho de 2018 sob o pilar do campo teórico-prático da Educomunicação, o Instituto Devir Educom atua em várias frentes e ações na educação formal e não formal, envolvendo crianças, jovens e adultos. Tem como objetivo contribuir com a construção de ecossistemas comunicativos mais horizontais, dialógicos e criativos no ambiente escolar e com processos de aprendizagem mais significativos nos distintos formatos de sala de aula, tão requeridos pela educação atual.

O principal projeto do Instituto é o Memórias em Rede, que leva o jornalismo cidadão, a educação para/com as mídias e a tecnologia social da memória a estudantes de escolas públicas, que exercitam a cidadania brincando de repórteres. O Instituto também tem em seu escopo os projetos Círculo Memórias em Rede de Oficinas (formações na perspectiva da Educomunicação), Aspas de Moleque – Escutas Sensíveis da Infância (práticas educomunicativas com crianças) e Papo de #Educomunicação (lives com especialistas).

 

Memórias em Rede

Consiste em oficinas jornalísticas lúdicas envolvendo linguagens multimídia. Além de entrevistas, debates e rodas de conversa onde os participantes criam e experimentam espaços de expressão, participação e cidadania, se conscientizando sobre o direito à comunicação e ao acesso à informação de qualidade.

O projeto utiliza-se dos recursos do jornalismo, das tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) e da tecnologia social da memória como artefatos socioculturais. Nesse brincar de ser jornalista, participantes tecem e ressignificam suas histórias afetivas na relação com o outro, com a escola, com a cidade e seus mais distintos lugares, desenvolvendo e/ou fortalecendo senso de pertencimento, coletividade e consciência planetária e cidadã, na busca do bem-viver em sociedade.

Como forma de exercer a cidadania e dar espaço para o protagonismo, são utilizadas as tecnologias digitais como recursos pedagógicos. Desse modo, trazendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade contemporânea. São realizadas oficinas de escrita criativa, vídeo, podcast, rádio e entrevistas, visando desenvolver o senso crítico e reflexivo dos estudantes em relação às mídias.

Atualmente, as turmas do ‘Memórias’ estão nas unidades municipais de ensino Avelino da Paz Vieira, Vinte Oito de Fevereiro, Mário de Almeida Alcântara e Cidade de Santos. Além da Casa da Vó Benedita, com crianças e adolescentes de creche e abrigo.

Outro aspecto é o trabalho colaborativo e coletivo. Os alunos são estimulados a trabalhar em equipe, de maneira horizontal, respeitando as diferenças e valorizando as contribuições de cada um. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais e para a construção de uma comunidade mais solidária e empática.

O projeto Memórias em Rede tem apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). E conta com financiamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santos (CMDCA).

 

Sites e redes sociais

www.devireducom.org.br

 

Instagram e Facebook:

@institutodevireducom

@memoriasemrede

@aspasdemoleque

LinkedIn:

https://www.linkedin.com/in/institutodevireducom/

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.