O Instituto Mar Azul-IMA, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Santos, realizará o 2º Mutirão de Limpeza de Praia Covid19, no dia 19 de dezembro, com concentração a partir das 08h30 na areia da praia, ao lado do canal 6 em frente ao posto 7, e início às 9 horas.
Em função do retorno a “fase amarela” do Plano São Paulo de retomada econômica, a ação terá a participação de apenas 40 voluntários.
Apesar do grupo de voluntários para este sábado já estar definido, qualquer banhista que estiver circulando pela praia pode recolher o lixo que encontrar e entregar na tenda do Instituto Mar Azul, que estará montada ao lado do Aquário Municipal. Esses resíduos serão contabilizados separadamente.
Os participantes serão divididos em dois grupos.
Grupo 1
Fará a coleta de microlixo na faixa de areia e calçadão da praia, entre o canal 6 e o Aquário Municipal.
Grupo 2
Fará a coleta de resíduos nas pedras, na encosta da orla da praia próximo ao Aquário.
Seguindo os protocolos de segurança recomendados pelos órgãos de saúde, haverá uma série de protocolos, como:
- medição de temperatura dos participantes
- álcool em gel na higienização
- luvas retornáveis
- uso obrigatório de máscaras.
A SEMAM disponibilizará tendas, mesas e cadeiras no espaço ao lado do Aquário Municipal, onde será feita a triagem e contabilização dos resíduos coletados na ação.
Os dados dessa ação servirão de comparativo com outra ação realizada em 2019 na mesma época e local.