Inteligência Artificial chega às ruas para facilitar o trânsito em Santos | Boqnews
Foto: Fernando De Maria
28 de maio de 2024

Inteligência Artificial chega às ruas para facilitar o trânsito em Santos

A Inteligência Artificial entra em campo para facilitar o dia a dia dos motoristas em Santos.

Afinal, parceria entre a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego e a 4 Smart, empresa parceira do Google, vai ajudar no atendimento de demandas dos motoristas por meio do aplicativo Waze.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo para melhorar a qualidade de vida em nossa cidade”, explica o diretor de Operações da CET-Santos, Eduardo Di Gregório.

Assim, em parceria com o Google, Santos contará com o Waze for Cities, um software especializado com a finalidade de se obter, em tempo real de qualquer ponto da cidade, as mais variadas informações relevantes no trânsito.

Dados reunidos ajudam na atuação dos agentes de trânsito. Foto: Divulgação

“Quanto mais os motoristas usarem o Waze, mais informações irão nos fornecer para tomada de decisões na mobilidade urbana”, explica.

“É mais uma inovação de Santos. O uso dessa ferramenta representa melhoria da qualidade de vida com o avanço da mobilidade”, destacou o prefeito Rogério Santos.

Dados centralizados

Ou seja, as informações reunidas no aplicativo chegarão em tempo real no CCO – Centro de Controle Operacional, localizado no Paço Municipal, para que o setor de trânsito seja acionado.

Por exemplo, se há fila dupla ou algum acidente que altere o fluxo de veículos, a central será automaticamente informada.

E assim, equipes da CET que fazem as rotas operacionais nas principais vias terão maior agilidade para verificar quais as ações devem ser tomadas para agilizar o fluxo.

Além disso, todas as informações disponibilizadas pelos usuários no aplicativo vão contribuir para a criação de um amplo banco de dados que permitirá ter uma análise detalhada dos problemas no trânsito de Santos.

Interrupções de fluxos na via e obras despontam hoje como os maiores indicadores apontados pelos motoristas usuários do Waze.

Coletiva ocorreu no CCO, na sede da Prefeitura. Foto: Fernando De Maria

Smart Cities

Aliás, a medida implantada será a mesma adotada por outras seis cidades brasileiras, como Manaus, São Caetano do Sul e Florianópolis, dentro do conceito das Smart Cities.

“A informação inicia no Waze e depois, por meio de Inteligência Artificial, ocorre o processamento dos dados”, salienta  Renato Rappoli Filho, da 4 Smart.

Aliás, impressiona a capacidade de dados envolvidas neste processo: petabytes.

Ou seja, um petabyte corresponde a 1 milhão de gigabytes.

Por exemplo, na última segunda-feira (27), às 12h22, Santos tinha 24,15 km de lentidão nas vias públicas.

Sendo 2,26 km de grau leve, 5,3 km moderado, 7,79 km intenso e 1,66 km de muito intenso.

Ou seja, dados disponíveis em tempo real para verificar onde estão os pontos críticos naquele momento.

Muita informação simultânea reunida para traçar ações e agilidade no atendimento.

Sinalização semafórica será sincronizada de acordo com o fluxo de veículos. Iniciativa iniciará em junho, com prazo de conclusão  máximo de quatro meses. Foto: Fernando De Maria

Semáforos

Outra novidade lançada durante a apresentação das melhorias no trânsito, que contou com coletiva do prefeito Rogério Santos, de diretores da CET e da empresa, refere-se às alterações na sinalização semafórica.

Assim, a promessa da CET é a implantação de semáforos modernos e 100% sincronizados em até quatro meses.

Oitava colocada entre as cidades mais inteligentes do País, Santos deu início a um antigo pedido dos moradores, o sincronismo semafórico, com uso de recursos avançados de tecnologia e renovação dos semáforos.

“Estamos trocando todos os semáforos da nossa cidade por modelos com alta tecnologia, ligados ao Centro de Controle Operacional, permitindo que, à distância, possamos controlar o trânsito”, explicou o prefeito.

A Cidade substituiu o sistema de controle semafórico, implantado há mais de 20 anos, com funcionamento de comunicação via cabeamento telefônico, por outro moderno, via tecnologia celular.

Tecnologia

Conforme o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, a introdução das modernas tecnologias significam um grande avanço para a gestão do trânsito.

Ele salientou que dos 4.274 cruzamentos de Santos, apenas 438 tem semáforos.

Assim, com a modernização, os equipamentos poderão ser operados a partir da central da Companhia.

As primeiras avenidas escolhidas, como a Nossa Senhora de Fátima, Epitácio Pessoa e Ana Costa, receberão o benefício já a partir de junho.

Isso possibilitará ajustes e alterações em tempo real para maior fluidez nas vias.

Gonçalves também destacou que, com os recursos das plataformas Waze e Google, diversas ferramentas avançadas estarão disponíveis na central da CET.

“Quanto mais os motoristas que dirigem pela Cidade usarem o Waze, mais informações vão nos fornecer para tomada de decisões. Ou seja, quanto mais rápido recebermos os dados, mais rápida será a resposta para auxiliar na mobilidade urbana”.

 

(*) Com informações do Departamento de Comunicação da PMS

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

 

 

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.