Irmã Dulce realiza mais de 3 mil cirurgias em 2009 | Boqnews

Cidades

25 DE FEVEREIRO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Irmã Dulce realiza mais de 3 mil cirurgias em 2009

O Hospital Irmã Dulce realizou 3.005 cirurgias em 2009, entre emergenciais e eletivas previamente agendadas (que não são urgentes). A unidade dispõe de 35 leitos cirúrgicos para pacientes de Praia Grande. Os números são apenas referentes à demanda local, não computando os procedimentos relacionados aos 40 leitos utilizados pelo Governo do Estado para atender o […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Hospital Irmã Dulce realizou 3.005 cirurgias em 2009, entre emergenciais e eletivas previamente agendadas (que não são urgentes). A unidade dispõe de 35 leitos cirúrgicos para pacientes de Praia Grande. Os números são apenas referentes à demanda local, não computando os procedimentos relacionados aos 40 leitos utilizados pelo Governo do Estado para atender o Litoral Sul.


Sendo o único hospital da Cidade e atendendo 100% SUS, o Irmã Dulce recebe, ao mesmo tempo, as emergências vindas dos prontos-socorros, além dos novos casos que ocorrem nas unidades básicas, encaminhados pelo Centro de Especialidades Médicas, Ambulatoriais e Social (Cemas).


“Do total, 582 foram cirurgias eletivas. O número tem crescido mensalmente por conta de uma melhor interação entre os profissionais do Cemas e o corpo clínico do hospital”, ressaltou o médico Manoel Nunes Cardoso Neto, coordenador da área cirúrgica.


O procedimento das cirurgias eletivas funciona da seguinte forma: os pacientes atendidos na rede básica são encaminhados a especialistas do Cemas. Lá, as guias são preenchidas e ocorre avaliação, com solicitação de exames. Depois disso e se não houver contraindicação, eles têm data agendada para internação. O pré e pós-operatório no Cemas fica a cargo do próprio médico que fará a cirurgia.


Para agilizar as cirurgias eletivas foram desenvolvidos no hospital, ao longo de 2009, mutirões aos sábados para pacientes provenientes do Ambulatório de Pré e Pós-operatório do Cemas. Entre os já realizados estão os de urologia, ginecologia e ortopedia.


A unidade oferece as seguintes especialidades: cirurgia geral, plástica, vascular, ginecológica, bucomaxilofacial, urológica, ortopédica, neurológica e otorrinolaringológica. Pacientes de cirurgias pediátricas ocupam os leitos da Pediatria.


Esquema


A direção da unidade decidiu manter as cirurgias eletivas no final do ano, mesmo com a sobrecarga do aumento dos casos emergenciais típicos da época. A medida teve como objetivo evitar qualquer tipo de prejuízo para os moradores que aguardavam pelo atendimento.


Irmã Dulce


Inaugurado, em 16 de maio de 2008, o Hospital Municipal Irmã Dulce, cujo nome homenageia a religiosa que dedicou a vida aos carentes, tem por marcas a humanização e qualidade no atendimento.


A unidade dispõe de equipamentos de última geração, além de instalações de alto nível. Desta forma, o Hospital de Praia Grande equipara-se a outros particulares, de âmbito nacional e que realizam os melhores serviços na área hospitalar.


A diferença, entre o Irmã Dulce e os hospitais particulares, é que os atendimentos da unidade municipal são totalmente gratuitos a pacientes que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um serviço de excelência em qualidade da Secretaria de Saúde Pública (Sesap).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.