Itanhaém implantará cooperativa de catadores até o final do ano | Boqnews

Cidades

27 DE OUTUBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Itanhaém implantará cooperativa de catadores até o final do ano

Até o final do ano será implantada uma cooperativa de reciclagem de lixo em Itanhaém. Para isso, os catadores e recicladores já estão sendo capacitados para a criação do serviço. Na qualificação, os participantes aprenderam sobre a importância e o funcionamento de uma cooperativa. O curso é realizado pelo técnico do Instituto de Cooperativismo e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Até o final do ano será implantada uma cooperativa de reciclagem de lixo em Itanhaém. Para isso, os catadores e recicladores já estão sendo capacitados para a criação do serviço. Na qualificação, os participantes aprenderam sobre a importância e o funcionamento de uma cooperativa.


O curso é realizado pelo técnico do Instituto de Cooperativismo e Associativismo (ICA), João Bellotto, da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Após o início das atividades serão feitas campanhas educativas em escolas e associações de bairros. A idéia é conscientizar munícipes e turistas sobre a importância da separação do lixo orgânico dos recicláveis, e também facilitar o recolhimento do material nos pontos de coleta.


De acordo com o Diretor Municipal de Agricultura, Vinicius Camba de Almeida, no último dia da capacitação, acontecerá a eleição da diretoria e de conselho fiscal, e a aprovação do estatuto da categoria. “Tudo está sendo definido pelo próprio grupo, inclusive os cargos que cada um irá ocupar e a distribuição dos lucros da cooperativa, que será de forma igualitária entre os trabalhadores”.


Os catadores e recicladores contarão com um galpão e um centro de triagem, com local ainda a ser definido para a construção, além de um caminhão que auxiliará na coleta dos materiais nos bairros. Os trabalhadores também terão acompanhamento psicológico, educacional e atendimento médico oferecido pela Prefeitura.


Para o prefeito em exercício, Ruy Santos, a implantação de uma cooperativa na Cidade diminuirá os gastos da Prefeitura com a destinação dos resíduos domiciliares e aumentará a geração de renda no Município. “Além da economia aos cofres públicos, que poderá direcionar investimentos em outros setores, os catadores também serão beneficiados. Eles terão um emprego formal e uma melhora significativa na qualidade de vida”.


A criação da cooperativa na Cidade é uma parceria entre o Governo Municipal e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.