Jabaquara completa 108 anos neste sábado | Boqnews

Cidades

08 DE AGOSTO DE 2013

Siga-nos no Google Notícias!

Jabaquara completa 108 anos neste sábado

Citado em poesias e livros de história por ter abrigado um dos quilombos mais importantes do Brasil, o Jabaquara completa 108 anos sábado (10). Atualmente é uma área tipicamente residencial, onde predominam ruas tranquilas e arborizadas. Incluindo a parte do morro, aproximadamente 5 mil pessoas habitam uma área de 0,8 km². As principais referências do […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Citado em poesias e livros de história por ter abrigado um dos quilombos mais importantes do Brasil, o Jabaquara completa 108 anos sábado (10). Atualmente é uma área tipicamente residencial, onde predominam ruas tranquilas e arborizadas. Incluindo a parte do morro, aproximadamente 5 mil pessoas habitam uma área de 0,8 km².
As principais referências do bairro são a Santa Casa, o Centro de Treinamento do Santos FC e o Estádio Ulrico Mursa (Portuguesa Santista). Diversas melhorias foram anunciadas para esta região no projeto Viva o Bairro, como o recapeamento de 12 vias públicas e reforma da creche Candinha Ribeiro Mendonça, que atende aproximadamente 70 crianças de até 3 anos.
Para a saúde, foi confirmada a liberação de R$ 2 milhões a serem investidos na UTI neonatal da Santa Casa. A UBS (Unidade Básica de Saúde), que atende em média 3 mil pessoas por mês, será reformada e terá um físico melhor planejado. Já o morro do Jabaquara ganhou muros de contenção e recuperação de drenagem na rua José Fernandes Cruz.
Roberto Carlos Leutes mora no bairro há 38 anos e está otimista. ”Estávamos esquecidos há anos. Espero por mais obras nos próximos anos”. Dentre os investimentos recentes ele destaca a construção da rotatória na avenida Guilherme Russo. ”Diminuiu bastante o número de acidentes”, comenta.
História
O bairro possui importante papel na história do Brasil, pois abrigou o quilombo conhecido por Canaã dos Cativos, construído por Quintino de Lacerda, ex-escravo que fundou o reduto no sítio Jabaquara em 1882 . Por conta disso, é mencionado em poesias de Castro Alves e Vicente de Carvalho. A região se desenvolveu a partir da década de 1920, quando surgiram as primeiras habitações, mantendo o nome do sítio.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.