Jardim Botânico terá novo viveiro de mudas de árvores e plantas | Boqnews

Cidades

06 DE JULHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Jardim Botânico terá novo viveiro de mudas de árvores e plantas

A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizam intervenções no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro. Uma delas é a construção de novo viveiro para produção de mudas de árvores e plantas ornamentais. O local servirá também como salão de exposições para feiras e exposições, área de quarentena […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizam intervenções no Jardim Botânico Chico Mendes, no Bom Retiro. Uma delas é a construção de novo viveiro para produção de mudas de árvores e plantas ornamentais. O local servirá também como salão de exposições para feiras e exposições, área de quarentena para plantas e espaço de orquídeas.


Os serviços de manutenção, a cargo do Dear-ZNO (Departamento da Administração Regional da Zona Noroeste), tiveram início há um mês e se encontram na fase de pintura dos muros. Já passaram por melhorias o almoxarifado, salas de exposições e ginástica, biblioteca e portaria.


A pista de 1.120 metros, usada diariamente pelos moradores do entorno para caminhada e corrida, conta com drenagem para conter poças de água e renivelamento com asfalto em cerca de 12 metros de extensão. As placas de identificação das espécies foram recuperadas, assim como bancos, mesas, guias e postes do parque.


Instalados em área de 250 metros quadrados, os brinquedos do playground serão envernizados. A manutenção não interfere no uso do parque. Em reforma realizada no ano passado, os prédios da administração, pórtico da entrada e ludoteca receberam o chamado telhado ecológico, formado por material reciclável ou sustentável.


Jardim Botânico


O Jardim Botânico é um dos principais espaços verdes da cidade. É bastante procurado para lazer e prática esportiva. Com 90 mil metros quadrados de área, o parque conta com acervo vivo de mais de 300 espécies vegetais catalogadas, divididas em 20 coleções botânicas, como espécies da Amazônia, da Mata Atlântica, árvores de madeira de lei e espécies em extinção. É nele que são criadas as plantas e árvores que ornamentam a cidade. Possui ainda três lagos, que abrigam tilápias e carpas, e recebem frequentemente a visita de aves aquáticas.


O Botânico começou a ser formado em 1925, no antigo Horto Municipal, que ficava ao lado da Santa Casa, onde jardineiros da prefeitura plantaram as primeiras mudas. Em 1973, o cultivo passou a ser feito no terreno atual, no Bom Retiro, que se transformou em Jardim Botânico em 1994 e passou a acolher programas de conservação das espécies, principalmente nativas da Mata Atlântica. O endereço do Botânico é Rua João Fraccaroli s/nº. Está aberto diariamente, das 8 às 18 horas, com entrada franca.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.