Jornal Boqnews completa 38 anos nesta segunda (25) | Boqnews
Foto: Arte Mala

Cidades

24 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Jornal Boqnews completa 38 anos nesta segunda (25)

Fundador Jairo Sergio conta sobre a história do jornal

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Nesta segunda (25), o Jornal Boqnews completa 38 anos de história. Diversos colaboradores passaram pelo jornal, assim como inúmeros convidados no programa Jornal Enfoque exclusivo nas redes sociais e no ar desde janeiro de 2021. Fundado em 1986 pelo jornalista Jairo Sergio de Abreu, ele conta o início e como surgiu a ideia de fazer o jornal.

Por volta dos anos 70, ele fazia uma revista de importação, com quase 400 páginas, onde pegava os manifestos que vinham com mercadorias de fora. “Naquela época aparecia muita informação. Quem tem informação, tem tudo, tanto é que houve uma empresa que pediu um levantamento de quanto entrava de plástico pelo Porto de Santos”.

Ele caminhava por São Paulo para vender assinatura da revista, ia para Avenida Paulista, onde passava o dia inteiro. Entrava no prédio para oferecer a publicação às empresas de importação, porque era assinatura anual na época. Segundo Campos, foi nesses passeios que ele viu um jornal de bairro em São Paulo, de onde tirou a ideia para lançar o Jornal do Boqueirão em março de 1986 – após uma breve circulação de nove exemplares uma década antes.
Ele comenta que sobre a criação do jornal, ele foi privilegiado, pois teve uma visão que poucas pessoas tiveram.

Repercussão

Sobre o resultado, ele comenta tudo ocorreu dentro do previsto. “Aos poucos, ele foi ampliando. Começou com tabloide de 4 páginas e 5 mil exemplares, em março. Já em novembro daquele ano, passou para 8 páginas, com aumento de anúncios e assim foi crescendo”.

Contudo, hoje, sem o jornal impresso, o Boqnews migrou para o digital. De acordo com ele, “o grande problema é acompanhar a evolução das coisas e hoje temos o jornal digital, por conta do papel ser muito caro. Você tem que andar para frente, seguir a lógica e tem que ir junto”.

Importância

O fundador também aborda sobre a importância do jornal para Santos. “A importância para a Cidade foi que hoje é o mais importante semanário da região, quer queira ou não queira. O jornal que não se curvou, sempre fizemos jornalismo. Tenho orgulho do jornal formar excelentes jornalistas que hoje atuam em diferentes locais, são competentes e seguiram a escola do jornalismo.

Muitos jornalistas fazem o jornal e tenho satisfação com meus amigos há muitos anos, Fernando De Maria, Humberto Challoub, Francisco La Scala, não é qualquer um que tem esse time”, enfatiza o fundador.

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.