José Menino ganhará praça e base da polícia nas proximidades do túnel | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

Segurança

20 DE SETEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

José Menino ganhará praça e base da polícia nas proximidades do túnel

Na próxima semana, já haverá uma base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) no local

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para oferecer mais segurança a moradores e comerciantes, uma base da Polícia Militar (PM) será instalada na Rua Santa Catarina, próximo ao túnel do José Menino, em área cedida pela Prefeitura.

Na próxima semana, já haverá uma base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) no local.

Na mesma via, com o objetivo de evitar ocupações e descarte irregular de lixo, a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) vai construir uma praça em um espaço livre atualmente utilizado pela Sabesp para manutenção de um canal.

Em visita à área do túnel na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa conversou com a população do bairro para saber das atuais demandas e ouvir sugestões de melhorias.

Na oportunidade, ele anunciou que as novidades poderão ser conferidas já na próxima semana.

“Vamos ampliar a presença da Guarda Municipal aqui, com uma base móvel, a partir de segunda-feira. E estamos fazendo parceria com a PM. Por meio do programa Atividade Delegada, a Prefeitura paga ao policial o valor correspondente à hora de trabalho. E ainda vamos alocar veículos para a polícia. Oferecendo toda a estrutura necessária para uma presença 24 horas, com viatura”, informou.

Para a área utilizada pela Sabesp, ele detalhou um projeto de urbanização cujos trabalhos começam já nesta sexta-feira (20) com a concretagem do piso.

“Vamos fazer uma praça com bancos, para que a população se aproprie dela”, disse.

Acrescentou ainda que haverá também reparos na Gruta Nossa Senhora de Lourdes.

 

Oportunidades

Em relação à população em situação de rua que se abriga naquela região, o prefeito salientou que serão oferecidos todos os serviços sociais do Município.

“Não é só questão de ocupar o espaço, mas também de oferecer oportunidade para essas pessoas. Casos de dependência química serão encaminhados ao Consultório de Rua. Aos que necessitam de atendimento social, temos os nossos quatro abrigos disponíveis. Além de encaminhamento profissional. Cada caso vai ser analisado, tratado e cuidado individualmente pelo Município”.

Durante a visita, Barbosa foi acompanhado por equipes das secretarias de Segurança (Seseg), Saúde (SMS), Infraestrutura e Edificações (Siedi).

Além das pastas do Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Social (Seds) e Serviços Públicos.

Além de profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da PM e da Empresa Metropolitano de Transportes Urbanos (EMTU).

 

Dados

Entre os meses de janeiro e agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) promoveu 412 abordagens a pessoas em situação de rua no José Menino, oferecendo vagas em abrigos municipais.

Já a equipe do Consultório na Rua realizou 94 atendimentos no local desde maio, quando teve início o Projeto de Abordagens Integradas (PAI).

O serviço presta serviços de vacinação, curativo, distribuição de preservativos e exames.

Quando necessário, os pacientes são encaminhados a unidades de saúde.

 

EMTU

Responsável da EMTU pela implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, Carlos Martins comunicou durante a visita que serão providenciadas estruturas que “inibam a permanência dentro do túnel”.

Segundo ele, o serviço será realizado em parceria com a Prefeitura e deve ser iniciado em até 30 dias.

 

Comuidade

Entre os moradores e comerciantes que conversaram com os profissionais da Administração Municipal, nesta quinta-feira, estiveram integrantes da associação chamada Pé na Areia, que engloba síndicos e proprietários de imóveis da região próxima ao túnel.

Um deles foi o analista de sistema Marcelo Largacha, com solicitações na área de segurança.

“Essa movimentação da Prefeitura, para a gente, é primordial. Estamos muito gratos por isso e esperamos que seja o início da solução”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.