Jovens de Santos aprendem sobre segurança no trânsito em palestra virtual | Boqnews

Conversa

31 DE AGOSTO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Jovens de Santos aprendem sobre segurança no trânsito em palestra virtual

Jovens em treinamento do Camps assistiram a palestra de especialista de forma virtual

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) retomou as palestras gratuitas oferecidas a entidades e empresas. De forma virtual, nesta segunda-feira (30), cerca de 140 jovens em treinamento pelo Centro de Aprendizagem e Mobilização e Profissional e Social (Camps) conheceram noções de circulação no trânsito.

“A partir de 1997, com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as normas de conduta passaram a incluir pedestres e ciclistas como usuários do trânsito. Vocês, que trabalham muito nas ruas, precisam conhecer as regras para que possam transitar de forma correta e segura”, destacou o especialista da CET Marco Fabrício Vieira.

De início, ele também já explicou que a legislação prioriza o pedestre em relação a bicicletas e demais veículos, por ser este o segmento mais vulnerável no trânsito. Nem por isso isento de responsabilidade, observou.

Vieira exemplificou com a travessia em locais com faixa e sem semáforo, alvo de campanha permanente de conscientização desenvolvida pela CET. “É estimulado que o pedestre faça o gesto para pedir passagem. E ele tem a prioridade nesses locais. Mas não basta somente fazer o sinal. É preciso estar atento à movimentação dos veículos e aguardar que o tráfego esteja realmente parado”.

Várias outras orientações sobre a circulação dos pedestres foram repassadas aos jovens, com idade entre 15 e 16 anos.

Em relação ao uso de bicicletas, Vieira salientou que estas têm prioridade sobre os outros veículos, mas o ciclista precisa dirigir de forma defensiva, ou seja, respeitando as normas de maneira a prevenir acidentes. “Para começar, como previsto na legislação, devem obedecer à sinalização de trânsito”.

Na apresentação, ilustrada com slides, foram exibidas imagens de pedestres e ciclistas em posturas indevidas, desrespeitando a legislação e com risco de acidentes. Os 140 jovens foram divididos em duas turmas, com parte acompanhando a exposição pela manhã e outra à tarde.

Instituições interessadas podem agendar palestras (na forma virtual ou presencial) enviando e-mail para a Gerência de Comunicação e Educação para o Trânsito ([email protected]). Informações pelo telefone (13) 3228-9300.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.