Apesar da pandemia da Covid-19, muitos jovens continuam fazendo aglomerações com consumo de bebida alcóolica na Orla de Santos.
Um dos pontos mais frequentados é próximo ao Canal 4.
A situação se agrava aos fins de semana e nos feriados prolongados, como nos últimos dias.
Um dos grandes problemas nestes eventos é o acúmulo de lixo na Orla e na areia, haja visto que muitos jovens não tem educação para recolher os resíduos.
Tanto na manhã de sábado (10), como de domingo (11), a Orla estava repleta de garrafas, copos plásticos e sacolas plásticas.
Vale destacar que além de causar danos para o meio ambiente, o descarte irregular do lixo pode causar uma série de problemas, como alagamentos e focos de mosquito da dengue.
Prefeitura
Na madrugada de sábado (10), a Guarda Civil Municipal (GCM), em ação conjunta com a Polícia Militar, dispersou uma aglomeração de aproximadamente 150 pessoas no jardim da orla, próximo ao Monumento da Maçonaria, no Boqueirão.
A GCM recebeu a denúncia via 153 e, na sequência, o Centro de Controle Operacional (CCO) monitorou a área e capturou imagens da irregularidade, direcionando uma viatura ao local.
Na ocasião, a GCM orientou sobre o descumprimento dos decretos municipais com medidas de combate à covid-19 e quanto ao uso inadequado de logradouros públicos. Durante a operação, oito pessoas foram autuadas pela recusa em usar máscara.
A ação também resultou em multa de R$ 10 mil a um comércio próximo, que servia bebidas ao grupo, entregues por um funcionário de mochila.
Pela manhã, uma equipe da Secretaria se Serviços Públicos (Seserp) realizou a limpeza dos jardins.