Julieta, a vaca que sumiu no interior de universidade em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Universitários revoltados

02 DE SETEMBRO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Julieta, a vaca que sumiu no interior de universidade em Santos

Animal sumiu há mais de 10 dias e alunos estão indignados pelo desaparecimento da vaca que possui mais de 20 anos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ela era querida pelos alunos e ajudou na formação de gerações do curso de Medicina Veterinária da Unimes, localizada em Santos, no litoral paulista.

No entanto, o desaparecimento da vaca Julieta, de 22 anos, que nasceu e que foi criada no Hospital Veterinário da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), causou comoção dos alunos, que exigem respostas para o ocorrido.

Dessa forma, a situação acabou deixando muitos alunos indignados.

De acordo com um ex-aluno já formado (que preferiu não se identificar temendo represálias),  Julieta fazia o mesmo caminho na trilha da Universidade há anos.

A faculdade de Medicina Veterinária funciona em um amplo prédio onde convivem os animais na subida do Morro da Nova Cintra.

Assim, conforme o ex-aluno, Julieta sempre estava acompanhada com o mini boi (Romeo), sendo monitorada por um cuidador – que não acompanhou os animais.

Mini boi Romeo. Foto: Divulgação

Porém, ele retornou, já ela não.

“Se ela tivesse morrido, teriam a achado na trilha. Certamente, teriam urubus à sua volta. Então, a dúvida é que alguém tenha a pego, pois a trilha dá acesso a sítios existentes nos morros de Santos”.

O desaparecimento do animal ocorreu no último dia 22, mas o fato só se tornou público quase uma semana depois, após divulgação em uma página na rede social (Viver em Santos). Confira o link do post aqui.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Segundo ele, o tratador responsável estava de férias.

“Então, não se sabe quem estava responsável por eles, pela fiscalização dos passeios deles”, explica.

Desse modo, o ex-aluno informa que um Boletim de Ocorrência foi registrado pela instituição, além da Polícia Ambiental ter sido acionada.

No entanto, o Boqnews não conseguiu apurar se tais fatos se concretizaram.

Deu bode…

Outro caso foi do bode Merlim, outro que sumiu há algumas semanas.

“Já tinha me formado, quando estava na Universidade, o Merlim estava lá e cresceu também. Falaram que ele iria para uma fazendinha”, relembra.

Bode Merlim, outro desaparecido do campus. Foto: Divulgação

Ele ainda acrescenta que os animais não estão sendo repostos.

Não bastasse, segundo ele, a faculdade não estaria se importando, pois não fizeram uma nota pública, a despeito da vaca ter um valor sentimental para todos.

“É muito triste sumir assim, ainda mais idosa”.

Ex-aluna

Segundo uma ex-aluna, que também pediu para não ter seu nome revelado temendo represálias (o Boqnews apurou que os alunos estão sofrendo pressão para saber quem foi o (a) autor da postagem sobre o sumiço da vaca na rede social), uma funcionária da faculdade teria entregue o bode para um funcionário cuidar.

No entanto, ele disse que não conseguia cuidar do animal, pois ele era considerado ‘bravo’.

Então, ela teria colocado um outro funcionário – não qualificado –  para fazer o serviço.

E assim,  dispensou o profissional responsável para cuidar dos animais.

“Os alunos souberam após uma semana que a Julieta sumiu e se revoltaram. Está uma confusão enorme na faculdade de Medicina Veterinária”.

Segundo ela, os funcionários estão apavorados, porque os alunos foram em massa até a reitoria, localizada no campus na Avenida Conselheiro Nébias com Rua Barão de Paranapiacaba.

“Deu a entender que eles não tinham conhecimento sobre o sumiço da vaca. E depois disso, já houve essa postagem do Viver em Santos e Região e estão investigando quem foi o autor”.

Aluno atual

Desse modo, o Boqnews entrou em contato também com um atual aluno para saber da situação, que também pediu sigilo pelo mesmo motivo dos ex-alunos.

“Há alguns meses, o Merlim (bode) sumiu. Ele nunca saía do confinamento, falaram que ele iria se mudar para outro local, porém não sabemos se o bode está vivo e onde está?”, indaga.

“Como somos alunos que usamos o animal para estudo, então queremos saber o motivo e para onde o animal foi, se está sendo cuidado. Até porque trabalhamos com animais. Apenas falaram que ele iria sair daqui”.

O caso da Julieta foi mais suspeito, pois ela sumiu há mais de 10 dias.

Porém os alunos não vão todos dias ao local de confinamento.

Desse modo, só após alguns dias eles descobriram o  sumiço da Julieta.

Animais diminuindo

Dessa forma, o aluno está até agora sem acreditar no sumiço de Julieta.

“Ela está há mais de 20 anos na faculdade, ela nasceu lá. É um absurdo deixarem uma vaca sumir. Aquela vaca formou milhares de veterinários, então eu faço parte dessa geração que não vai se formar com ela. E eles fazem este descaso com a gente?”.

Vaca Julieta está desaparecida. Foto: Divulgação

Ele informa que estão pensando em fazer um abaixo-assinado para entregar à direção acadêmica da faculdade para tomar providências.

“A gente fica indignado com essa situação. Primeiro foi o bode e agora a vaca. Depois serão os cavalos que sumirão? É uma faculdade que forma veterinários. Nosso diferencial é ter os animais para estudar e eles vão acabando com o nosso material de estudo? É um absurdo total”, desabafa.

Portanto, ele expressa que os alunos querem saber a verdade e o que foi feito com ambos animais.

O valor da mensalidade, com valor integral, chega a R$ 4.800,00

Hospital Veterinário da Unimes fica na Av. Pref. Dr. Antônio Manoel de Carvalho, no Morro Nova Cintra. Foto: Divulgação

SSP

Segundo a Secretaria de Segurança do Estado de SP (SSP), não foi localizado registro com as informações encaminhadas sobre o sumiço do animal.

A equipe do Boqnews entrou em contato com a Unimes, porém não obtivemos retorno até o fechamento desta Reportagem.

Caso tenha alguma nova posição, o Boqnews incluirá a posição da instituição.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.