Outubro Rosa

Lei assegura gratuidade em ônibus municipais aos portadores de câncer de mama

Sancionada nesta terça-feira (1º), lei dá início à campanha do Outubro Rosa em Santos

01 de outubro de 2019 - 16:09

Ana Carol

Compartilhe

A Prefeitura de Santos lançou nesta terça-feira (1º), a campanha do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. O evento foi no Salão Nobre do Paço Municipal.

O secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz, destacou que, em 2018, foram realizados 1.200 exames por mês para detecção da doença.

Em 2018, foram registradas 89 mortes em decorrência do câncer de mama em Santos. Este ano, até setembro, foram registrados 56 óbitos.

Caminhão da mamografia

Assim, visando aumentar os índices de detecção, foi lançada uma unidade móvel de mamografia no Centro.

Estacionado na Praça Mauá, o veículo possui capacidade para realização de até 1,3 mil exames.

Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Santos em parceria com o Hospital Oswaldo Cruz.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, e das 13h às 16h.

No período da manhã, os exames serão realizados em até 11 mulheres de 50 a 69 anos de idade que não fizeram mamografia nos últimos dois anos.

É preciso levar documento de identidade (RG ou CNH), comprovante de residência, Cartão SUS e informar número de telefone.

Posteriormente, no período da tarde, exames serão feitos em 10 pacientes. Para isso, no entanto, é necessário agendamento pela Central de Regulação de Vagas do Município.

Além disso, nesse período estão inclusas mulheres com mais de 40 anos, que apresentaram exame clínico prévio com alteração, de acordo com recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Dessa forma, a unidade tem capacidade para realizar 21 exames por dia, atendendo também mulheres de outras cidades.

Neusa Beltrante, 59 anos, aprovou a iniciativa: “As mulheres têm que se cuidar”, enfatiza.

Aguardando com uma guia para mamografia desde abril deste ano, aproveitou que passava pelo Centro da Cidade e realizou o exame.

 

Outubro Rosa

Veículo permanecerá na praça até o fim de novembro. Porém, continuará na Cidade até 30 dezembro. Foto: Ana Caroline Freitas

Legislação

O prefeito Paulo Alexandre sancionou, na ocasião, o projeto de lei que assegura gratuidade no transporte público de Santos para pessoas em tratamento do câncer de mama.

A vereadora Audrey Kleys (PROG), explicou que, após as fases de radioterapia e quimioterapia, esse direito se encerrava.

No entanto, o tratamento para o câncer continua, posteriormente, na etapa de fisioterapia.

Dessa forma, a partir de agora, é estendido o prazo para esta fase.

O evento no Paço Municipal contou com a presença da presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Francisco, bem como voluntárias do projeto; a procuradora-geral do município, Renata Arraes; Fábio Ferraz, secretário da Saúde; Rui de Rosis, presidente da Câmara Municipal; Maria Ignez Barbosa, presidente do Fundo Social de Solidariedade de Santos.

 

Outubro Rosa

Cerimônia realizada no Salão Nobre da Prefeitura contou com a sanção da lei de gratuidade. Foto: Ana Caroline Freitas

Programação

No dia 20 de outubro (domingo), acontecerá a 10ª Caminhada e 5ª Remada do Outubro Rosa. Promovidos pelo Instituto Neo Mama, estes eventos fazem parte do calendário oficial do município.

A saída será do Aquário de Santos (Avenida Bartolomeu de Gusmão s/n, Ponta da Praia) às 10 horas.

O trajeto seguirá em direção ao José Menino (ao invés do Ferry Boat), devido às obras da Nova Ponta da Praia. O percurso irá até a Avenida Almirante Cochrane (Canal 5), retornando ao Aquário.

Além disso, neste sábado (5), a Administração santista promove o Dia D nas policlínicas da Cidade.

Na data, serão feitos agendamentos de exames de mamografia e coleta de papanicolau – exame preventivo do câncer de colo do útero.

 

Outubro Rosa

Campanha de conscientização ao câncer de mama teve início na manhã de terça-feira (1º). Foto: Ana Caroline Freitas

LEIA TAMBÉM: