Linha de ônibus experimental é desativada em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Transporte

08 DE OUTUBRO DE 2022

Linha de ônibus experimental é desativada em Santos

Linha 197 ligava o Centro (partida do Terminal do Valongo) à Alemoa industrial

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A linha 197 do transporte coletivo municipal, que funcionava em caráter experimental há cerca de um ano, deixou de circular neste sábado (8).

A medida deve-se à baixa adesão de passageiros, conforme resultados do estudo de demanda realizado desde a sua ativação.

A linha municipal 108, que circula também pelo bairro Piratininga, segue atendendo também à Alemoa.

Implantada em outubro passado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), a linha 197 ligava o Centro (partida do Terminal do Valongo) à Alemoa industrial, circulando pelas vias internas do bairro.

A previsão de demanda era de aproximadamente 6 mil passageiros/dia, funcionários diretos das empresas da Alemoa e de terceirizadas.

A estimativa, contudo, não se confirmou e a linha hoje transporta em torno de 1.500 passageiros mensalmente, com média de 48 usuários/dia.

Um dos principais entraves para a utilização da linha está relacionado ao intenso tráfego de caminhões na Alemoa, movimentando cargas das empresas instaladas no bairro.

A alta demanda de veículos pesados interfere na fluidez do trânsito e, no caso do transporte coletivo, afeta a frequência de circulação da linha, o que causa o desinteresse dos usuários pela sua utilização.

Diante da inviabilidade da manutenção do serviço, foi definida sua desativação, uma vez que linhas deficitárias geram impacto no cálculo do valor da tarifa praticada pelo sistema.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.