Literatura

Livraria em Santos expõe trabalhos de alunos de escolas municipais

A iniciativa, denominada Vitrine Literária, traz produções em diferentes linguagens e ficará exposta até sexta-feira (28)

24 de setembro de 2019 - 09:27

Da Redação

Compartilhe

Trabalhos artísticos sobre samba e chorinho, realizados por alunos da escola municipal João Papa Sobrinho, estão expostos na Livraria Martins Fontes (Avenida Ana Costa, 530, Gonzaga) até sexta-feira (28).

A iniciativa, denominada Vitrine Literária, traz produções em diferentes linguagens.

Fazem parte da mostra ‘Santos à Luz da Leitura’, elaborada por estudantes de escolas de educação integral e núcleos do Escola Total.

E que ficou exposta no Teatro Municipal em agosto.

Com o tema ‘Território Multicultural: traços de identidades e brasilidades’, os estudantes produziram dançarinos e músicos em papelão e papel de seda, em tamanho natural, com base em personagens dos artistas Carybé e Heitor dos Prazeres. No segundo semestre, o foco é bossa nova.

Na livraria, os trabalhos estão posicionados entre obras relacionadas à temática como ‘Uma história do samba – as origens’, de Lira Neto; ‘Adoniran Barbosa’, de Juliana Lins e André Diniz; ‘Ary Barroso’, de Luís Pimentel, entre outros.

“Foi bem legal fazer uma viagem com o samba, em que relembramos as raízes do Brasil. Estou bem feliz de os trabalhos que eu ajudei a fazer estarem expostos num lugar público. Porque eu sempre quis que muita gente visse”, disse Diego Carvalho Nascimento, do 5º B da unidade João Papa Sobrinho.

 

SANTOS À LUZ DA LEITURA

Desde 2015, o projeto Santos à Luz da Leitura tem como uma de suas ações a exposição dos trabalhos dos alunos da rede municipal de Santos, desenvolvidos nas unidades de tempo integral e programa Escola Total.

Com enfoque na arte e na literatura e outras formas de conhecimento.

Assim, ampliando o acesso à cultura e às incontáveis formas de ler o mundo.

As temáticas abordadas nos anos anteriores foram:

  • 2015 – Poéticas do Imaginário Infantil
  • 2016 – Meu mundo é maior do que meu quintal
  • 2017 – A natureza tecida em diálogos
  • 2018 – Por mares já navegados – histórias e memórias a contar

LEIA TAMBÉM: