Depois da megaoperação de limpeza realizada durante a madrugada do primeiro dia de 2024, quem chegou às praias santistas encontrou a faixa de areia, jardins e orla prontos para mais um dia de lazer e descontração.
Entre 3h e 6h, praticamente um exército da faxina passou pelo local para retirar as marcas do Réveillon.
Ao todo, 545 trabalhadores recolheram 67 toneladas de lixo, representando 48,8% a mais do que o ano passado.
Na virada anterior, o mesmo serviço realizado na madrugada removeu 45 toneladas de resíduos.
De acordo com o coordenador da operação, o engenheiro agrônomo Marco Aurélio Neves da Silva, a diferença se deve em parte a um aumento de pessoas na festa e maior tempo de permanência do público na faixa de areia.
“Às 6h da manhã ainda tínhamos grande concentração de pessoas entre os canais 2 e 3 e entre o 4 e 5”.
Apesar do aumento, a operação ficou dentro do prazo programado.
“Conseguimos deixar tudo pronto no tempo previsto para que santistas e turistas pudessem aproveitar o primeiro dia do ano com praia limpa e tranquilidade”.
No ano passado, ao longo de todo o primeiro dia do ano a coleta totalizou 60 toneladas.
Operação
O esquema especial contou com 545 trabalhadores na faixa de areia, jardins, avenidas e todo o entorno da orla.
Eles percorreram desde o limite com São Vicente até a Ponta da Praia, além de outros pontos que também precisaram de atenção extra.
Foram mobilizados ainda 20 caminhões coletores, duas retroescavadeiras, duas pás carregadeiras, além de tratores e outros veículos.
As câmeras do Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura contribuíram para monitorar o trabalho e facilitar o deslocamento das equipes para pontos onde havia maior concentração de sujeira, na maioria, garrafas pet, copos de plástico e garrafas de vidro.
A megaoperação para limpeza das praias é de responsabilidade da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e conta com apoio da CET-Santos, Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.
A empresa Terracom é que atua na limpeza na Cidade.