Tomar a segunda dose é fundamental para a eficácia completa da vacina contra o coronavírus. No entanto, algumas pessoas não estão seguindo as orientações médicas e das autoridades, esquecendo de tomar a segunda dose. Nesta semana, o Ministério da Saúde divulgou que mais de 1 milhão de brasileiros estão com a segunda dose atrasada.
Em Santos, o panorama não é diferente, de acordo com a Prefeitura, mais de 1,2 mil pessoas ainda não foram receber a segunda dose (até hoje pela manhã), esse grupo faz parte das pessoas com mais de 80 anos, no qual o prazo para receber a segunda dose já ultrapassa os 28 dias.
Segundo a Prefeitura, os dados são flutuantes e foram extraídos da plataforma Vacivida, do governo do Estado, que leva cerca de 48 horas para atualizar os dados.
A Secretaria de Saúde destacou que está sendo realizada busca ativa dos faltosos por telefone e, se necessária, visita domiciliar.
Além disso, o Poder Municipal ressaltou que Santos passará a abrir a vacinação de segunda dose a partir de 21 dias de intervalo da primeira dose, haja visto a divulgação de um novo estudo em relação a eficácia.
Diferenças
É importante frisar que o intervalo de doses entre as vacinas Coronavac/Butantan e a de Oxford/Fiocruz tem diferença.
O intervalo entre a primeira e segunda dose da Coronavac é de 14 a 28 dias, enquanto a de Oxford é de três meses, ou seja, as pessoas devem ficar atentas quanto as orientações no cartão de vacinação.