Mais de 27 mil alunos da rede municipal de Santos retornam às aulas na segunda | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira/PMS

Santos

04 DE FEVEREIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Mais de 27 mil alunos da rede municipal de Santos retornam às aulas na segunda

Protocolos sanitários serão mantidos nas escolas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ano letivo de 2022 na rede municipal de ensino de Santos começa nesta segunda-feira (7). Mais de 27 mil e 600 alunos, de 86 unidades, voltam às aulas, que agora são 100% presenciais, após quase dois anos em que precisaram intercalar com o ensino remoto, por conta da pandemia de covid-19. A Secretaria de Educação (Seduc) realizou um trabalho de preparação nos últimos meses para garantir a segurança dos estudantes.

“Ainda por conta da pandemia, todos os protocolos sanitários e de higiene que foram incorporados à rotina de educadores e alunos serão mantidos. Mas o que dá mais segurança agora é que a vacinação na Cidade está acelerada e as crianças, a partir dos 5 anos de idade, também já estão tomando a primeira dose da vacina contra a covid-19”, explica a secretária de Educação, Cristina Barletta.

A imunização infantil segue acontecendo todos os dias na Cidade. Neste sábado (5), será realizado o “Dia C da Vacinação”, com 16 locais (entre policlínicas e postos externos), funcionando das 8h às 16h. Clique aqui para ver os locais.

Os alunos que, por motivos médicos, não puderem comparecer presencialmente às aulas, devem apresentar documentação que comprove o impedimento e os casos serão analisados individualmente.

Nas escolas, continuará sendo feita a aferição de temperatura, sendo obrigatória a utilização de máscaras pelos alunos, professores e funcionários, além do uso de álcool em gel 70% e higienização dos espaços. A Seduc segue orientações da Secretaria de Saúde e do Plano São Paulo. As unidades são monitoradas pela Supervisão de Ensino e Programa Saúde na Escola.

Neste ano, o currículo será organizado com foco na alfabetização, leitura, escrita e matemática. Alunos de 1º ao 9º ano terão acesso a um segundo professor em sala de aula para auxiliá-los durante o aprendizado. Estes professores (que atuarão em seu contraturno) poderão atender a mais de uma classe, dependendo do resultado do processo de sondagem feito com os alunos. Este projeto será chamado de Projeto Estratégico de Ação I (PEA I), para alunos do 1º ao 5º ano, e Projeto Estratégico de Ação II (PEA II), para os estudantes do 6º ao 9º.

Serão realizados ainda, com alunos de 1º ao 5º ano, os ‘Quintais de aprendizagens por proficiência’, que serão como “acampamentos pedagógicos”, organizados ao longo do trimestre, para que os estudantes possam fazer uma imersão no processo de alfabetização.

O planejamento também contemplará a recomposição curricular, levando em consideração os aprendizados adquiridos pelos alunos e que não constavam no currículo e os conteúdos que não puderam ser trabalhados durante os ensinos remoto e híbrido. Um currículo será organizado com esta avaliação e serão feitas formações continuadas com todos os professores e equipes gestoras, a fim de apoiar este processo e fortalecer a gestão.

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.