Mais de 67% da população vai às ruas sem máscara ou não as utiliza corretamente | Boqnews
Foto: Hygor Abreu

Guarujá

25 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Mais de 67% da população vai às ruas sem máscara ou não as utiliza corretamente

Pesquisa realizada por alunos de Medicina da Universidade São Judas Tadeu em toda Baixada Santista coloca os moradores de Guarujá como os que menos procuram se proteger

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Guarujá é a cidade da Baixada Santista onde mais se usa a máscara facial de forma errada. Foi o que apontou uma pesquisa acadêmica realizada por alunos de Medicina da Universidade São Judas Tadeu, Campus Cubatão. Ela apontou que 67,1% das pessoas estavam utilizando a proteção incorretamente ou sequer tinham uma – 52,8% e 14,3%, respectivamente.

A pesquisa observou, ao todo, 12.588 pessoas nas cinco cidades mais populosas da na Baixada. Cubatão foi a cidade onde as pessoas mais estavam utilizando as máscaras corretamente: 63,5%; seguida por São Vicente (55,8%); Praia Grande, (44,1%) e Santos (33,4%) Em Guarujá, apenas 32,9% dos moradores estavam, de fato, protegidos.

Isso porque não cobrir o nariz, deixar o queixo exposto ou até mesmo abaixá-la completamente têm o mesmo efeito que não estar munido de nenhuma proteção. É o que alerta o médico infectologista da rede municipal guarujaense, Orival Silva Silveira. “A pessoa tem a falsa sensação que está protegida, quando na verdade está muito suscetível à contaminação pelo novo coronavírus”.

Outro ponto tocado na pesquisa foi com relação ao manuseio da máscara. Os alunos flagraram várias pessoas tocando indevidamente na proteção e as retirando do rosto sem nenhum cuidado. De acordo com o infectologista, o momento do descarte do equipamento também é muito importante para garantir que o cuidado não tenha sido em vão. Isso porque a face externa da máscara poder estar completamente infectada após algumas horas de uso.

“Ficar tocando e ajustando a máscara toda hora não é recomendado. Também na hora da retirada, a forma correta de é utilizar o polegar e o indicador de cada mão e retirar pelo elástico, sem tocar na superfície do pano. Preferencialmente, acondicionar em saquinho plástico”, orienta.

Como usar corretamente

Para ficar dentro das recomendações é bem simples: higienizar as mãos antes  e depois de colocá-las; manuseá-las apenas pelas alças ou elásticos; cobrir nariz, boca e queixo; garantir que a máscara fique bem afixada e ajustada ao rosto, atentar-se especialmente às laterais, que não devem ter vãos que possibilitem a entrada do vírus. E, por fim, realizar a troca a cada 4 horas, e se ficar úmida antes desse período, é fundamental substituí-la imediatamente.

Qual máscara usar

Não existe uma melhor ou pior, mas sim as indicadas para cada caso. De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras produzidas com tecido dupla face são capazes de atuar como barreiras físicas eficientes contra o vírus. E, por isso, são extremamente indicadas para uso no dia a dia.

Já as máscaras cirúrgicas e as chamadas proteções respiradoras (N-95) devem ser reservadas para os profissionais de saúde. Isso porque elas são indicadas para quem tem que prestar assistência e ficar a menos de um metro de um paciente confirmado ou suspeito da doença.

E, além das máscaras, o distanciamento social também é fundamental para impedir o avanço do contágio do vírus. Manter distância superior a um metro nas ruas, filas e ambientes fechados significa reforçar a proteção e reduzir as chances de infecção.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.