Guarujá renova convênio para manutenção dos serviços da Delegacia da Mulher | Boqnews
Foto: Divulgação/PMG

Segurança

29 DE NOVEMBRO DE 2023

Guarujá renova convênio para manutenção dos serviços da Delegacia da Mulher

Imóvel atual foi conquistado com os esforços do Fundo Social de Solidariedade de Guarujá

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O prefeito de Guarujá renovou, por cinco anos, o convênio com o Governo do Estado para a manutenção das atividades da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Sendo assim, a assinatura de renovação do convênio foi realizada entre o Município e a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

O documento teve publicação recentemente no Diário Oficial e a medida entra em vigor no mês dos 21 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

O imóvel foi conquistado, em 2019, pelos esforços da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Guarujá. “Acompanhei todo o processo de mudança das instalações que funcionavam anteriormente atrás da Delegacia de Polícia Sede. Com o novo prédio, conseguimos proporcionar um atendimento humanizado para as vítimas de violência, com sala de escuta e atendimento para as crianças vitimizadas”, afirmou.

Estrutura

A DDM dispõe de cartório, salas de escuta, boletim de ocorrência, cozinha, banheiros, entre outras áreas. Além disso, conta também com uma sala para atender crianças e adolescentes vítimas de violência. A instalação é climatizada e com acessibilidade.

“Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção da mulher, não só com a manutenção da DDM, mas por meio de diversas políticas públicas que já são consolidadas em nosso Município, como a Patrulha Maria da Penha, Código Sinal Vermelho, entre outras ações”, afirmou o prefeito.

Atendimento

A DDM fica na Rua Washington, 227 – Vila Maia (Centro). O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas.

Desse modo, à noite, fim de semana e feriados, o atendimento ocorre na Delegacia de Polícia Sede de Guarujá (Avenida Puglisi, 656 – Centro). É possível entrar em contato com a DDM pelo telefone (13) 3355-4468.

A mulher vítima quando chega à Delegacia tem o atendimento por uma assistente social, que faz o primeiro acolhimento.

Portanto, a profissional realiza uma entrevista e já faz os encaminhamentos para os serviços de proteção e assistência social do Município. Em seguida, há o registro do Boletim de Ocorrência e, dependendo do caso, a vítima pode requisitar a medida protetiva.

Patrulha Maria da Penha

Guarujá conta também com a Patrulha Maria da Penha, instituída pelo Decreto Municipal 13.045/2019, que visa à proteção de mulheres em situação de violência, por meio da atuação preventiva e comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM), um trabalho articulado com a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), Ministério Público do Estado de São Paulo (MP) e Delegacia de Defesa da Mulher.

Além disso, o programa já atendeu 716 casos encaminhados pelo Ministério Público. Atualmente, 115 mulheres são assistidas. Os guardas atuam mediante à identificação e seleção de casos pelo MP.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.