Milhares de fieis subirão as escadarias do Monte Serrat nesta segunda (8) | Boqnews
Foto: Divulgação

Padroeira de Santos

05 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Milhares de fieis subirão as escadarias do Monte Serrat nesta segunda (8)

Neste ano, celebram-se os 400 anos do primeiro milagre da Nossa Senhora do Monte Serrat na Cidade, ocorrido em 1614

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O dia da Nossa Senhora do Monte Serrat, considerada padroeira de Santos desde 1955, acontece nesta segunda-feira (8). Neste ano, celebram-se os 400 anos do primeiro milagre da Nossa Senhora na Cidade, ocorrido em 1614 durante a invasão dos piratas holandeses. 

A Santa foi evidenciada, quando soldados holandeses invasores estavam subindo o morro de São Jerônimo em direção à capela, construída em homenagem à Santa, onde o povo da cidade refugiava-se em oração à Virgem, quando ocorreu um desmoronamento que acabou por soterrar os piratas, que tiveram que abandonar a Cidade.

A festa, que atrai todos os anos milhares de fieis, percorrem a escadaria até a Capela, e faz parte do calendário oficial da Cidade. A santa já percorreu as paróquias São João Batista, Santa Margarida Maria, São Tiago Apóstolo e o Museu de Arte Sacra. A imagem está na Catedral, de onde sairá na segunda (8), quando retornará à capela do Monte Serrat.

A Prefeitura de Santos montou – como nos outros anos – um esquema especial para todo o entorno, com seguranças, atendimento médico e ações para o trânsito.

A Secretaria de Saúde, por exemplo, disponibilizará cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e maqueiros. Haverá posto médico avançado junto ao palco da missa campal, em frente à Catedral.

Trânsito
No dia do evento, a CET bloqueará a Praça José Bonifácio, das 7 horas de domingo (7) às 17 horas de segunda (8), entre a Av. São Francisco e R. Amador Bueno; e a Praça Correia de Mello ficará interditada da meia-noite de segunda (8) até 15 horas. As interdições momentâneas, entre 10h30 e 13h30, ocorrerão na R. Brás Cubas, R. João Pessoa, Praça Rui Barbosa, R. General Câmara, Praça Mauá, R. Dom Pedro II e Av. São Francisco.

Segurança
O evento contará com 70 guardas municipais, que atuarão ao redor do palco da missa campal, em frente à Catedral. Terão apoio de três viaturas para acompanhar o deslocamento da imagem até o sopé do morro.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.