Ex-ministro Celso Amorim é o entrevistado do Jornal Enfoque desta terça (5) | Boqnews
Foto: Divulgação/Instituto Lula

Relações Exteriores e Defesa

04 DE ABRIL DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Ex-ministro Celso Amorim é o entrevistado do Jornal Enfoque desta terça (5)

Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, o santista de nascimento Celso Amorim falará sobre política externa e interna no programa, que começa às 9 horas.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa dos governos Lula e Dilma Rousseff, Celso Amorim, será o entrevistado do Jornal Enfoque – Manhã de Notícias desta terça (5).

Em 2009, ele foi considerado pela revista norte-americana Foreign Policy como o ‘melhor chanceler do mundo’

Santista de nascimento, Amorim já recebeu o título de Cidadão Emérito, honraria entregue pela vereadora Telma de Souza (PT).

Em janeiro último, a Fundação Arquivo e Memória de Santos promoveu exposição com objetos doados pelo ex-chanceler.

Amorim doou para a Fundação Arquivo e Memória (Fams) objetos que fazem parte da trajetória dele ao longo do período em que atuou na área de relações internacionais.

Parte do acervo exposto, que inclui trajes especiais, medalhas, comendas,  condecorações e documentos, conta um pouco dessa história.

História

 

Amorim  formou-se pelo Instituto Rio Branco, em 1965 e obteve título de pós-graduação em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, na Áustria, em 1967.

A história de Celso Amorim no serviço público iniciou-se em 1987, como secretário para Assuntos Internacionais do Ministério da Ciência e Tecnologia, mantendo-se até 1989.

Naquele ano ocupou o cargo de  diretor-geral para Assuntos Culturais no Ministério das Relações Exteriores.

Já em 1990 foi diretor-geral para Assuntos Econômicos.

Em 1992, foi representante do Brasil no Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT) e de 1993 a 1995, ministro de Relações Exteriores.

Entre 95 e 99 Amorim foi chefe da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, em Nova Iorque; em 99 assumiu a chefia da missão brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, Suíça.

Em 2001, foi transferido para Londres, assumindo a embaixada brasileira no Reino Unido.

Em 2002, foi convidado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser seu chanceler, assumindo em 2003, onde ficou durante os dois mandatos.

Em agosto de 2011, foi convidado para ser ministro da Defesa, cargo que ficou até o fim do primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff.

Onde assistir

Excepcionalmente, o programa Jornal Enfoque – Manhã de Notícias será exibido a partir das 9 horas (e não 9h30) nas redes sociais do Boqnews.

Facebook – veja o link

Youtube – veja o link

Twitter – veja o link

Rádio Boqnews – acesse aqui

e no site www.boqnews.com

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.