Monumentos históricos de Santos completam 100 anos em 2022 | Boqnews

História

26 DE JANEIRO DE 2022

Siga-nos no Google Notícias!

Monumentos históricos de Santos completam 100 anos em 2022

Três pontos completam um século este ano

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Não é só a Independência do Brasil que completa aniversário simbólico em 2022. Três monumentos históricos de Santos fazem 100 anos em 7 de setembro. Pelo menos dois, cartões postais da Cidade.

Bartolomeu de Gusmão

Monumento fica na Praça Rui Barbosa/Foto: Nando Santos

Inaugurado no dia da Independência em 1822, o monumento de Bartolomeu de Gusmão é um dos pontos principais do Centro Histórico de Santos. Localizado na Praça Rui Barbosa, o monumento presta homenagem ao padre e cientista que nasceu em Santos no ano de 1685. A experiência de Bartolomeu de Gusmão com seu balão deu a ele o apelido de “Padre Voador”. Assim, Bartolomeu é um dos santistas mais importantes de toda a história. Não é à toa que ele empresta seu nome em um dos trechos da rua da praia.

O monumento passou por uma reforma no ano de 2009, com custo de quase R$ 15 mil. Os reparos foram feitos pelo artista espanhol Luís Garcia.
Entretanto, atualmente o monumento sofre com ações de vândalos, com o furto de placas que integram o monumento.

Bolsa do Café

Bolsa do Café é um dos locais preferidos dos turistas

Se há que é ensinado nas aulas de História sobre o início do século XX é a importância do café para o desenvolvimento do Brasil. Logicamente que quase toda a produção de café que era exportada passava pelo Porto de Santos.

Dessa forma, em 1822, foi inaugurada a Bolsa do Café no Centro de Santos, dentro das comemorações do centenário da Independência.

A arquitetura e o luxo do local impressionam. Para se ter uma ideia, a Bolsa do Café era uma área que a elite paulistana frequentava. Atualmente, o prédio histórico abriga o Museu do Café, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo.

Assim, as pessoas podem saber a história do café para o Brasil e o mundo. A visita guiada dá acesso ao salão principal, telas, pinturas, equipamentos, objetos históricos e muito mais. O Museu do Café funciona de terça a domingo. Além da visitação, o público pode acompanhar exposições, realizar atividades, especialmente no período de férias e tomar um bom café.

Importante frisar que além de ser um dos espaços de lazer dos santistas, o prédio gera impacto positivo no turismo da Cidade. Afinal, este é um passeio que não pode faltar na rota dos viajantes.

Praça da Independência

Praça é ponto de encontro na cidade/Foto: Nando Santos

Em 1822, a Praça Marechal Deodoro, no coração do Gonzaga, virou Praça da Independência no mês de janeiro. E o monumento dos Andradas, que ganhou concorrência internacional, foi inaugurado no dia 7 de setembro de 1922. A obra faz homenagem aos irmãos José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência, Martim Francisco Ribeiro de Andrada e Antônio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva.

De autoria do escultor Antonio Sartori, o monumento, que é todo em granito, com figuras e ornamentos de bronze, destaca os elementos étcnicos que formam o povo brasileiro e os fatos primordiais da Independência.

Hoje, a Praça da Independência é um dos pontos de encontro na cidade de Santos, principalmente quem vai nas lojas e shoppings do Gonzaga para fazer compras.

Além disso, a praça é palco de manifestações políticas, seja de qual for a ideologia. Por fim, a Praça da Independência é o espaço preferido dos torcedores que comemorarem o título de seus clubes, especialmente os do Santos FC, que tem a maioria dos torcedores na Cidade.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.