Morre D. David Picão, bispo emérito da Diocese de Santos | Boqnews

Cidades

30 DE ABRIL DE 2009

Morre D. David Picão, bispo emérito da Diocese de Santos

O bispo emérito da Diocese de Santos, D. David Picão, faleceu na manhã desta quinta-feira (30), às 8h30, no Hospital São Lucas, em Santos. Ele estava internado desde o último sábado (25), com um quadro de pneumonia. A missa de corpo presente será celebrada nesta sexta-feira, 1º de maio, às 16 horas, na Catedral de Santos – Praça […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O bispo emérito da Diocese de Santos, D. David Picão, faleceu na manhã desta quinta-feira (30), às 8h30, no Hospital São Lucas, em Santos. Ele estava internado desde o último sábado (25), com um quadro de pneumonia. A missa de corpo presente será celebrada nesta sexta-feira, 1º de maio, às 16 horas, na Catedral de Santos – Praça José Bonifácio, s/n – Centro de Santos. A missa será presidida por Dom Odilo Scherer, cardeal metropolita da Arquidiocese de São Paulo. Em seguida, será feito o sepultamento na cripta da Catedral.


Dom David tinha 86 anos era natural de Ribeirão Preto (SP). Tinha como lema episcopal: “Omnibus omnia factus” (Feito tudo para todos – 1Cor 9, 22).


Histórico 


Dom David Picão nasceu em Ribeirão Preto (SP) em 18 de
agosto de 1923, filho de Joaquim Ramos Picão e Maria da Piedade Picão. Estudou nos Seminários de Campinas e Central do Ipiranga. Em 1947, em Roma, terminou Teologia e estudou Direito Canônico na Universidade Gregoriana. Recebeu a Ordenação Sacerdotal na Chiesa del Gesú, em Roma, em 10 de outubro de 1948.


Na Arquidiocese de Ribeirão Preto, para onde retornou em 1950, exerceu os cargos de Professor e Diretor Espiritual do Seminário Diocesano “Maria Imaculada”, Chanceler do Arcebispado e Procurador da Mitra Arquidiocesana e Assistente Eclesiástico de vários Movimentos.


Em 14 de maio de 1960, foi nomeado Bispo da nova Diocese de São João da Boa Vista (SP), sendo sagrado em 31 de julho de 1960 na Catedral de Ribeirão Preto, pela manhã. À tarde, tomou posse na nova Diocese.


Em 11 de maio de 1963 foi transferido para Santos como Bispo Coadjutor, com direito à sucessão, tomando posse em 22 de junho do mesmo ano. Tendo Dom Idílio José Soares renunciado à Diocese, Dom David assumiu na qualidade de 4º Bispo Diocesano de Santos, em 13 de dezembro de 1966.


Era formado em  Filosofia, Teologia e Direito Cnônico (Licenciatura).


Ministérios (dentre outros): Promotor Nacional do Apostolado do Mar;
Presidente da Comissão Episcopal Regional Sul 1; Membro do Setor de
Comunicação Social e Educação (CEP) da CNBB; Membro da Comissão de Educação do CELAM-Conselho Episcopal Latino Americano. Assistente Eclesiástico do Movimento Vida Ascendente (Santos). Era também Pró-Reitor de Pastoral da Universidade Católica de Santos.


 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.