Mostra de gravuras evidencia arquitetura histórica da Baixada Santista | Boqnews
Foto: Divulgação

Cidades

27 DE JANEIRO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Mostra de gravuras evidencia arquitetura histórica da Baixada Santista

Idealizada pela artista plástica Márcia Santtos, a exposição gratuita passa por cinco das principais do Estado de São Paulo no primeiro semestre de 2023.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No mês de fevereiro, a artista plástica Márcia Santtos inaugura a mostra itinerante “A Cidade como Identidade”, exposição de gravuras autorais, produzidas em matrizes originais de embalagens cartonadas — também conhecidas como embalagens tetrapak — com a utilização de técnicas de gravação e impressão em relevo e côncavo.

A mostra passará por cinco munícipios escolhidos previamente pela artista, e contará com obras que abordam temas relacionados à arquitetura como patrimônio histórico-cultural e evidenciam parte das edificações construídas para atender as necessidades da população da Baixada Santista e demais regiões do Estado.

Estas e outras informações poderão ser conferidas em uma live no próximo dia 04, às 16h, no Instagram @Gravurar (https://www.instagram.com/gravurar).

“As edificações criam vínculos afetivos entre as gerações passadas, presentes e futuras, possibilitando à população do entorno enxergar-se como sujeitos da história. O patrimônio preserva assim a identidade do povo, dá a ele consciência de seus direitos e obrigações com a sua localidade”, explica a idealizadora da exposição.

            Por meio das gravuras e técnicas que “gravam” as embalagens em tetrapak (utilizadas para a produção das obras), Márcia propõe a reflexão sobre a importância da conscientização e preservação dessas construções que ajudam a contar um pouco mais sobre a história, emancipação e desenvolvimento de nosso país, formado por colonizadores, escravizados e imigrantes.

            A exposição “A Cidade como Identidade” integra o projeto de mesmo nome, contemplado pelo ProAC – Programa de Ação Cultural/2022 e tem o aporte financeiro da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Confira os locais que receberão a exposição nos próximos meses:

  • Bauhaus Brasil – Ribeirão Preto/SP – Fevereiro/ 2023
  • Complexo Cultural Palácio das Artes – Praia Grande/SP – Março/ Abril 2023
  • Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo – Taubaté/SP – Abril/ 2023
  • Laboratório das Artes – Franca/SP – Maio/ 2023
  • Casa Ponce Paz – Pinacoteca Municipal – Bauru/SP – Junho/ 2023

Videoaula e ações correlatas

Dess forma, como parte das ações que integram o projeto “A cidade como identidade”, na última quinta-feira (26), Márcia Santtos realizou o lançamento virtual da videoaula “Ensinando gravura com matrizes cartonadas”, com foco em professores e educadores, trazendo adaptações acessíveis para o ensino dos processos de gravura em relevo e côncavo, em contextos formais e informais.

Com direção de Madeleine Alves, fotografia e edição de Fabiano Keller, em pouco mais de 20 minutos, a arte-educadora demonstra procedimentos necessários para a impressão de gravuras de maneira simples e prática, visando os mais diversos cenários e propostas educacionais, com a utilização de artigos reutilizáveis, materiais comuns à realidade escolar (guache, tinta a óleo, giz de cera, papel de seda, cartolina, entre outros) e utensílios domésticos.

Portanto, a videoaula já está disponível no canal do Youtube do Gravurar, em https://www.youtube.com/@gravurar.

Para conhecer mais sobre as ações do projeto, obter informações sobre datas e locais da exposição, acesse https://linktr.ee/Gravurar.

Evento

Live do projeto “A cidade como identidade”, de Márcia Santtos

Data e horário: 04/02/2023, às 16h.

Local: Instragam @Gravurar https://www.instagram.com/gravurar

Ingresso: Gratuito

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.