Motolâncias vão facilitar atendimento em áreas de acesso difícil em Santos | Boqnews
Foto: Divulgação

Santos

17 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Motolâncias vão facilitar atendimento em áreas de acesso difícil em Santos

Serviço de socorro foi reforçado com quatro veículos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

As vítimas de acidentes de trânsito em vias congestionadas ou envolvidas em outras ocorrências, principalmente em áreas de difícil acesso, poderão ser atendidas com maior agilidade. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos passa a contar, nesta quinta-feira (16), com mais quatro motolâncias.

Os veículos ficarão na base da orla do Boqueirão (em frente à Avenida Conselheiro Nébias), inaugurada no final do ano passado, e serão operados por 12 profissionais habilitados, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, que fizeram cursos de atendimento pré-hospitalar e de motociclista de atendimento em urgência, incluindo treinamento prático e teórico de pilotagem defensiva e ofensiva.

As motolâncias serão acionadas pelos médicos reguladores da central do Samu em situações como atropelamentos e outros acidentes graves. “Os profissionais de saúde chegam com as motos para a estabilização do paciente e, se for necessário, será feita a remoção para o hospital com a ambulância”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

As viaturas sobre duas rodas foram adquiridas por meio de pregão eletrônico, com valor total de R$ 88 mil. Dessa forma, os recursos da compra e equipagem são municipais, com indicação de emendas parlamentares dos vereadores Ademir Pestana, Fabricio Cardoso, Lincoln Reis e Manoel Constantino.

Além disso, o Samu já contava com uma motolância, além de outras 20 ambulâncias. Por mês, o serviço atende a 2,6 mil chamados recebidos pela central 192, sendo cerca de 420 (16% do total) de alta prioridade, com maior risco de morte, os quais são atendidos em até sete minutos.

Quando Acionar

O Samu (192) deve ser acionado em casos de acidentes de trânsito com vítimas, pessoas com problemas cardiorrespiratórios, situações de intoxicação, trabalhos de parto com risco de morte da mãe e do feto, entre outras situações graves em que não é possível ou indicado levar a vítima até uma unidade de pronto atendimento.

Os atendentes do serviço solicitam as principais informações à pessoa que faz o chamado telefônico para a definição do melhor tipo de viatura para o atendimento, conforme a gravidade da ocorrência.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.