Em razão das eleições deste domingo (7), algumas mudanças foram instituídas em determinadas zonas eleitorais da Baixada Santista.
É comum que alguns eleitores fiquem sabendo sobre as alterações somente na hora de votar.
Por isso, para se prevenir, fique atento às mudanças e não corra o risco de transtornos.
Santos – 272ª
Assim como ocorreu anteriormente, os eleitores da Z.E 272º devem ficar atentos em duas seções que sofreram alterações.
O colégio Leão XIII, que está fechado, teve o colegiado transferido para a segunda unidade do colégio Novo Tempo, localizado na Rua São José, 115, no Bairro do Embaré.
Já os eleitores que votam no Colégio Afonso Pena agora terão que se dirigir ao Jean Piaget, à Av. Almirante Cochrane, 120, na Aparecida.
Votos em trânsito em Santos serão realizados na U.M Professora Iveta Mesquita Nogueira, localizada na rua Av. Rei Alberto I, 379, no bairro da Ponta da Praia.
A escola fica próxima ao Mercado de Peixe.
Este ano, a novidade do voto em trânsito é que o eleitor de outro Estado votará apenas para presidente, que é o único cargo de âmbito nacional.
Já os eleitores de outros municípios do Estado de SP votarão em todos os cargos disputados (deputados federal e estadual, senadores, governador e presidente).
Santos – 273ª
Os votantes da Zona Eleitoral 273º, que engloba moradores dos bairros Boqueirão, Gonzaga, Pompeia, José Menino, Campo Grande, Vila Belmiro e Marapé, terão que ficar atentos às mudanças nos locais de votação.
Os eleitores que votavam no Colégio Braz Cubas, à Rua Heitor Penteado, 62 – Marapé, foram transferidos para dois colégios.
Assim, uma parte do colegiado irá votar no Colégio Lamec, localizado na Rua Dr. Carvalho de Mendonça, 587 – Vila Belmiro.
Nesta escola serão as seções 166 e 175
A outra parte dos votantes será realocada no Colégio Vertex, Rua Alfredo Shammass, 62 – Marapé.
No Vertex, são as seções 176 e 181.
O cartório eleitoral ratifica que no local dos colégios há faixas identificando as mudanças de sessões.
Duas novas seções foram abertas no CCBEU (Rua Azevedo Sodré, 101, no Gonzaga).
São os números 307 e 314.
Santos -118ª
A chefe do cartório da Zona Eleitoral 118ª, Michele Lapa, explica que houve apenas uma mudança.
No entanto, ela alerta que os munícipes que votam na E.E Cleobulo Amazonas Duarte e não participaram da última eleição devem ficar atentos, pois na última eleição a sessão já foi transferida para a FEFIS (Av. Conselheiro Nébias, 536, Encruzilhada).
Essa mudança também é valida para as eleições de 2018.
O eleitor que votava no campus da Unimes localizado à Rua Constituição terá de votar no CAIS (Centro de Atividades Integradas de Santos Colégio Santista ), à Rua Sete de Setembro, 34, no bairro da Vila Nova.
São Vicente – 340ª
Se as mudanças ocorridas em Santos foram notórias, em São Vicente foi pouco sentida.
Apenas uma escola irá transferir seus eleitores.
No caso, os eleitores do Colégio Mundial, Av. Antonio Emmerich, 877 – Jardim Guassu, agora terão que se locomover até o E.M.E.I Prof. Clemente Ferreir, localizado na Largo Prof. Clemente Ferreira, 17, na Vila Melo
São Vicente – 177ª
Não houve qualquer alteração na Z.E 177ª, se mantendo igual a eleição de 2014.
São Vicente é a única cidade da região da qual terá uma votação híbrida, ou seja, uma parcela dos eleitores irá votar com a biometria a outra votará de forma tradicional.
Praia Grande – 406ª
Os eleitores da Praia Grande deverão ficar atentos as mudanças que acontecerão nos bairros.
Os munícipes que votam na E.M. Vila Mirim, Rua Vinte e Três de Maio, 116, Nova Mirim, passarão a votar agora na E.M. Orestes Quercia, localizada na Rua Arnaldo Vitulli, S/N – Nova Mirim.
Por outro lado, os que votam na Escola Estadual Balneário das Palmeiras, Rua Paulino Borrelli, 15889 – Nova Mirim, irão às urnas na E.M. Governador Franco Montoro, na Rua Paulino Borrelli, 1000 – Maracanã.
Já os eleitores da Escola Estadual Alexandrina Santiago Netto, Rua Paulo Setúbal, 510 – Jardim Trevo, foram transferidos à E.M. Antônio Rubens Costa de Lara, na Av. Ana Pereira da França, 249.
Além dessas, os habitantes da região que vão às urnas na E.E. Prof. Antonio Nunes Lopes Da Silva (Av. Dante Bellomaria, 14-94 – Jardim Samambaia) foram transferidos à E.M. Albert Einstein, Av. Lasar Segall, 100 – Parque das Américas.
Por fim, os moradores que votam na E.E. Prof. Laudelino Fernandes dos Santos, Rua São Benedito, 762 – Vila Caiçara, passarão a votar na E.M. Felipe Avelino Moraes, Rua Anita Barrela, 1023 – Maracanã.
Praia Grande – 317ª
A unidade Magaly Alonso não é mais local de votação.
Dessa forma, todos os eleitores foram realocados ao Colégio Objetivo, sem alteração da numeração das seções eleitorais.
O Colégio Piteco pertencia à 406ª ZE e a partir deste ano passa para a 317ª ZE.
Com a alteração, houve mudança da numeração das seções
Confira: antiga 183 – atual 417, antiga 192 – atual 418, antiga 199 – atual 419, antiga 210 – atual 420, antiga 229 – atual 421;
Em razão do aumento de eleitores, as escolas Circe Sanchez Toschi e EM. Prof. Fued Temer serão novos locais de votação.
Na EM. Prof. Fued Temer irá abranger as seções 411, 413, 415, 423, 426, 723.
Já na EM. Circe Shanchez Tosch, estarão as seções 412, 422, 724
A FATEC Praia Grande será local de votação destinado apenas para voto em trânsito.
Guarujá – 310ª
Segundo o Cartório Eleitoral, não ocorrerão mudanças nesta eleição na zona 310ª.
Assim, todos os eleitorados continuam aptos a votar nos colégios da última eleição.
Guarujá – 212ª
De acordo com o cartório, as turmas de eleitores que votavam na escola Renê Rodrigues de Moraes passarão a votar no Colégio Adélia Camargo Corrêa.
Cubatão – 119ª
Conforme o Cartório Eleitoral, as seções seguem sem alteração.