Muito além dos transportes | Boqnews
21 de junho de 2013

Muito além dos transportes

Os vinte centavos que deram início ao processo de manifestações fizeram com que o transporte público fosse o catalisador de uma pauta de reivindicações. Entre elas, o fim da corrupção no País e a Proposta de Emenda à Constituição 37 (PEC 37), que limita o poder de investigação do Ministério Público.  “Tirando o poder do Ministério Público, crimes praticados pelos agentes do Estado só vão poder ser investigados pela Polícia Federal e pela Polícia Civil, que são passíveis de corrupção”, explica a advogada Camila Oliveira Cano.
Neste sábado (22), no Masp, acontece – a partir das 15 horas – protesto contra a PEC 37. Mesmo com a votação adiada no Congresso para o segundo semestre, os manifestantes no Facebook confirmaram presença. Na opinião da psicóloga Deborah Klajnman, que esteve na manifestação de segunda-feira (17) no Rio de Janeiro, lutar por causas muito distintas pode “enfraquecer o movimento”, mas acredita que a iniciativa dos brasileiros não poderia ser melhor. “É revoltante ver o investimento na Copa em detrimento do que realmente precisamos, como a educação e a saúde”.
O cenário da Copa das Confederações, que coloca o Brasil no cerne da mídia internacional, acaba agregando um contexto mais progressivo para os protestos. No Rio de Janeiro, por exemplo, um dos manifestantes segurava um cartaz com a seguinte frase: “Educação padrão FIFA”. 
Em Brasília, que na quinta (20) reuniu mais de 20 mil pessoas em frente ao Congresso Nacional, reivindicou, entre outras coisas, a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado. Cartazes semelhantes puderam ser vistos durante manifestação em Santos.
Outro assunto que também foi motivo de reivindicação em alguns locais, inclusive Santos, foi por parte de uma categoria dos profissionais da saúde: a questão da aprovação pelo Senado do projeto que institui o Ato Médico, uma vez que a medida preocupa enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outras categorias que temem ter algumas de suas funções limitadas pela nova legislação. (NA, MS e NG)
Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.