Museu de Pesca estimula interação e aprendizado com o uso de tecnologia | Boqnews
Foto: Divulgação

Lazer

29 DE SETEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Museu de Pesca estimula interação e aprendizado com o uso de tecnologia

Caça ao Tesouro com auxílio de QR Code é nova atração do espaço, considerado uma das mais importantes atrações turísticas de Santos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o intuito de estimular a interação, a curiosidade e o aprendizado das crianças, o Museu de Pesca tem utilizado o celular como um aliado na visitação de suas atrações.

Grupos de até 30 crianças, com idade de 6 a 12 anos, podem participar da nova atração Caça ao Tesouro, onde os pequenos são estimulados a utilizar a tecnologia do QR Code para descobrir respostas das pistas espalhadas em todo o Museu.

Dessa forma, podem conhecer mais sobre a biodiversidade, sustentabilidade e biologia marinha. A atração necessita de agendamento prévio.

O Museu de Pesca é um espaço de divulgação científica e cultural da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. É mantido pelo Instituto de Pesca (IP-APTA), instituição referência no País no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à pesca, aquicultura e conservação ambiental.

O espaço é uma das principais atrações turísticas da cidade de Santos, recebendo cerca de 50 mil visitantes por ano.

Além disso, possui Certificado de Excelência pelo site de viagens TripAdvisor – selo concedido a locais que possuem alta quantidade e frequência de avaliações “excelente” pelos viajantes.

A atração

O público que opta por participar da Caça ao Tesouro é recepcionado por monitores do Museu, que explicam sobre a visita. E, além disso, orientam como deve ser feito o download do aplicativo gratuito de leitura de QR Code.

Trata-se de um código de barras que pode ser escaneado por celulares e tablets, com o uso de aplicativo, e que leva o internauta ao blog do Museu de Pesca com informações complementares.

O Museu oferece wi-fi grátis a todos os visitantes. Além disso, durante a visita, os monitores estimulam o grupo a responder perguntas relacionadas às atrações.

Quando as crianças desconhecem as respostas, são convidados a procurar pistas nas salas e verificar as informações disponibilizadas nos QR Code espalhados no local.

“A ideia é estimular que as crianças interajam com as atrações do Museu e fixem os conhecimentos disponibilizados. Em um mundo cada vez mais conectado é inevitável que a relação tecnologia e educação estejam próximas. O celular, antes malvisto no ambiente escolar, vem ocupando espaços maiores em ambientes de aprendizagem. A pesquisa TIC Educação realizada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic) mostra que, em 2016, 52% das escolas utilizavam o aparelho celular nas atividades com os alunos”, afirma Thais Moron, pesquisadora do IP e responsável pelo Museu de Pesca. A atividade conta com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (Fundag).

Segundo Thais, cerca de 70% do acervo do museu – formado por mais de mil peças – possui QR Code.

“O objetivo é oferecer para o visitante de forma atrativa, rápida e fácil informações que sedimentem a importância da preservação ambiental e estimulem a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais”, explica.

Outras novidades

O Museu de Pesca também oferece novos espaços e atrações para os visitantes. Um exemplo são as oficinas de xilogravuras. Nelas, as crianças utilizam como base placas de isopor com gravuras do artista plástico e parceiro do Museu, Alexandre Huber.

As oficinas ocorrem às quintas-feiras, das 14h às 17h.

Além disso, o local passou a contar com o espaço Cantinho da Leitura. Nele,  são disponibilizados livros com a temática ambiental.

Já o espaço Desenhos para Colorir da Trupe do Museu apresenta personagens lúdicos como o capitão, arraia, tartaruga e tubarões.

As atividades não precisam de agendamento e ocorrem de quarta a domingo das 10h às 17h.

 

Museu de Pesca

O Museu de Pesca de Santos reúne peças históricas, atrações especiais e é um dos principais pontos turísticos da Cidade. Foto: Divulgação

Museu de Pesca

O Museu de Pesca tem a missão de divulgar as ações de pesquisa do Instituto de Pesca. E, ainda, destacar a importância da preservação do ambiente e da vida aquática. E promovendo, sobretudo, a educação ambiental.

No local são desenvolvidas atividades educativas não formais, com o intuito de promover a preservação ambiental; estimular a sustentabilidade pela correta utilização dos recursos naturais, marinhos e continentais; além de promover a aquicultura sustentável.

Uma das principais atrações do Museu é a ossada da baleia Balaenoptera physalus, conhecida pelos visitantes como baleia Fin, com 23 metros de comprimento, 193 ossos e sete toneladas.

Além disso, o Museu conta com a Sala dos Tubarões, com espécies taxidermizadas (técnica de conservação de animais mortos); Sala Submergir, espaço interativo com exposição do projeto “Petrechos de Pesca Perdidos no Mar”; Ala Lúdica, sob a forma de cenário representando os quatro ecossistemas marinhos do litoral paulista, como o manguezal, praia arenosa, costão rochoso e fundo do mar; Sala do Barco, simulando um convés; Sala das Areias e Conchas, com conchas e areias coletadas em vários pontos do Brasil e do Mundo; além do Quarto do Capitão, espaço lúdico que simular o quarto de um barco.

O acervo conta ainda com peças biológicas taxidermizadas, uma raia Manta de 4,40 metros e uma lula gigante, única em exposição no mundo, com cinco metros de comprimento e que pesa 91 quilos, além de leão e lobo marinho.

Serviço

Museu de Pesca

Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia, Santos

Funcionamento: Quarta a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 5,00. Estudantes pagam meia entrada. Crianças menores de seis anos, adultos maiores de 60 anos e escolas públicas não pagam entrada

Agendamento: 3261-5260

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.