No Dia Mundial da Água, comemorado no último sábado (22), uma limpeza na praia do José Menino juntou cerca de 250 pessoas e retirou 91,61 quilos de resíduos como plásticos, vidros e bitucas de cigarros da faixa de areia e das rochas no entorno do Novo Quebra-Mar.
Desse modo, parceria entre a Etec Escolástica Rosa, Etec de Cubatão, Projeto Surf Raízes, Rotary Club Santos – Gonzaga, Recicla Mundo, Movimento ODS Santos e com apoio do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Santos (Depods), a iniciativa busca conscientizar e debater questões ambientais.
“Temos que lembrar que a água é extremamente importante para a nossa vida. A limpeza pode parecer pouca coisa, mas é fundamental pensarmos nos impactos que estes resíduos causam na natureza”, afirma o coordenador da ação, o biólogo André Vicente, que representa o Projeto Surf Raízes, o Rotary Club Santos – Gonzaga e a Etec, onde dá aulas.
Portanto, uma vez retirados, os plásticos duros são encaminhados para a cooperativa Paradas, que faz a termofusão do material para reciclagem. O restante, considerado contaminado, vai para o aterro sanitário de Santos. Segundo o diretor do Depods, Fábio Tatsubô, iniciativas como essa “impactam diretamente na qualidade das águas da nossa costa marinha e reforçam a consciência ambiental em nossas comunidades”.
Além disso, as ações de limpeza realizadas pelas entidades parceiras seguem durante o ano. Para participar, basta se inscrever nos links divulgados com antecedência através das redes sociais.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.