Mutirão de limpeza retira mais de sete quilos de microlixo em praia de Santos | Boqnews
Foto: Carlos Nogueira/PMS

meio ambiente

03 DE JUNHO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Mutirão de limpeza retira mais de sete quilos de microlixo em praia de Santos

Cerca de 30 voluntários participaram da ação na Ponta da Praia

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Com o objetivo de sensibilizar a população para as complicações ambientais causadas pelo descarte irregular nas praias, um mutirão de limpeza, na Ponta da Praia, em Santos, removeu 7,105kg de microlixo nos arredores do canal 6 na manhã de domingo (2).

A atividade voluntária atraiu cerca de 30 pessoas e durou três horas. Desse modo, recolhendo 1,2 mil embalagens alimentares, 235 filtros de cigarro e 69 tampas de garrafa pet. Também foram encontrados fragmentos de papel, madeira, isopores, roupas e acessórios nas areias santistas, totalizando 0,75 resíduo por metro quadrado.

O mutirão teve realização pela ONG Ecomov e a Universidade Santa Cecília, com apoio da Prefeitura de Santos. A atividade integrou o estágio voluntário de estudantes de Ciências Biológicas do ensino à distância da Unisanta na Ecomov.

Os universitários realizam trabalho de campo para a formação de um artigo científico junto ao Ministério Público de São Paulo. Desse modo, por meio do núcleo da Baixada Santista do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema).

A ação também visou auxiliar na criação de políticas públicas para o descarte adequado de materiais. Para isso, foram coletados e identificados diversos resíduos, a fim de gerar um catálogo para análise e estudo de sua origem.

Fundador da Ecomov e um dos organizadores do mutirão de limpeza, Rodrigo Brandão explica que a promoção do conteúdo técnico-científico e a formação de dados são os primeiros passos para reduzir o impacto ambiental causado pelo microlixo.

“Contribuimos na elaboração de uma legislação mais eficaz, visando criar uma economia circular onde o comerciante possa futuramente trocar os materiais descartados por bonificações que venham a ajudar no seu lucro. Reduzimos o volume de micro lixo nas praias, formando um novo conceito e equilíbrio ecológico”, salientou Brandão, lembrando ainda de outros benefícios do mutirão deste domingo.

“É uma atividade que fomenta a educação ambiental, fortalece o ambiente acadêmico e contribui para o desenvolvimento de políticas públicas. Podemos dizer que é um benefício triplo para a sociedade”, completou.

A estudante Heloísa Fernandes foi uma das integrantes do mutirão de limpeza. Entusiasta de ações ambientais, a moradora do Jabaquara ressaltou que é a quarta vez que participa de atividades neste formato. Segundo ela, mutirões deste tipo podem servir de inspiração para outras pessoas.

“A remoção de micro resíduos auxilia na limpeza das praias e até preserva a vida dos animais marinhos, que poderiam consumir tais objetos. Além disso, conscientiza os banhistas a jogarem o lixo no local correto, pois eles percebem que há um esforço conjunto para manter esse ambiente limpo”, concluiu a estudante.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.