Mutirão no Boqueirão elimina 53 focos com larvas do Aedes aegypti | Boqnews
Foto: Susan Hortas/PMS

Santos

03 DE DEZEMBRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Mutirão no Boqueirão elimina 53 focos com larvas do Aedes aegypti

Outro trecho do bairro será vistoriado em ações de rotina nesta quinta e sexta-feira

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti realizado pela Secretaria de Saúde (SMS) nesta quarta-feira (2), foram visitados 1.894 imóveis de parte do bairro Boqueirão e eliminados 53 focos com larvas do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Este foi o 26° mutirão do ano, com a participação de 52 agentes de endemias em uma varredura para evitar a proliferação do inseto.

O Boqueirão foi escolhido devido ao registro recente de dengue em um morador, explica a chefe da Seção de Controle de Vetores em substituição, Ana Paula Favoreto, da SMS. “Com esta ação, ocorre o bloqueio de ciclo de vida do mosquito, por meio da eliminação dos focos. Este bairro tem como particularidade os focos serem nos ralos de garagens dos condomínios. Orientamos os responsáveis a limparem as paredes dos ralos e a aplicarem telas”.

Por ser um bairro com muitos imóveis e densamente povoado, a SMS dividiu a ação em duas.  Os agentes percorreram o quadrilátero formado pelas avenidas Siqueira Campos (lado par), Vicente de Carvalho, Washington Luís (lado ímpar); e ruas Goiás (ímpar) e Nabuco de Araújo (par). A outra parte do bairro será concluída pelos agentes do território, em ações de rotina entre quinta (3) e sexta-feira (4).

Além disso, a equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) da SMS abordou pedestres com material informativo sobre formas de prevenção e as principais características das doenças transmitidas pelo mosquito.

Neste ano, 1.384 focos com larvas já foram eliminados em mutirões. A data do próximo será definida até sexta-feira (2). Em 2020, Santos registra 307 casos de dengue, 71 de chikungunya e nenhum de zika. A última anotação de febre amarela urbana no Brasil ocorreu na década 1940.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.