Mutirão para mamografia começa nesta quarta (6) | Boqnews

Cidades

06 DE MAIO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Mutirão para mamografia começa nesta quarta (6)

Começam nesta quarta-feira (6) as inscrições para mulheres acima de 40 anos participarem de um megamutirão de mamografia. Em Praia Grande serão disponibilizados 2.848 exames, apenas para mulheres nesta faixa etária. Todas serão atendidas com horário marcado. Para se inscrever, basta ligar até o dia 15, em horário comercial, para uma das três clínicas cadastradas […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Começam nesta quarta-feira (6) as inscrições para mulheres acima de 40 anos participarem de um megamutirão de mamografia. Em Praia Grande serão disponibilizados 2.848 exames, apenas para mulheres nesta faixa etária. Todas serão atendidas com horário marcado.


Para se inscrever, basta ligar até o dia 15, em horário comercial, para uma das três clínicas cadastradas (confira abaixo). As mamografias serão feitas a partir do dia 30 de maio e seguem até 8 de junho, segundo divulgou a Secretaria de Estado da Saúde.


A novidade é que as unidades de atenção básica da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) não mais farão os agendamentos, que ficará a cargo das mulheres interessadas, que podem ligar ou ir pessoalmente a um dos três locais disponíveis.


Para fazer o exame é preciso ter um pedido médico da rede pública ou privada, e, no dia, levar o RG. As mulheres serão atendidas primeiramente no dia 30, mas aquelas que não conseguirem serão atendidas em até dez dias (prazo que termina no dia 8 de junho).


O agendamento deve ser feito na própria clínica onde a mulher escolher para fazer o exame. Se não houver mais vagas disponíveis nesta unidade, a paciente poderá realizar a mamografia em qualquer outra participante do mutirão nos dias mencionados.


Segundo explica o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, médico Adriano Springmann Bechara, a mamografia é o principal exame para a detecção precoce do câncer de mama. “O megamutirão garante às mulheres o acesso à mamografia anual acima de 40 anos. Infelizmente, no Brasil, metade das mulheres com mais de 50 anos nunca fizeram esse teste”.


Auto-exame


Os tumores na mama podem ser descobertos a tempo de serem totalmente curados. Para isso, é preciso atenção da mulher para seu próprio corpo e a realização do auto-exame dos seios. Ele deve ser feito de sete a dez dias após a menstruação. Para outras, basta adotar um dia fixo para isso.


O toque pode ser feito no banho. Com um braço na nuca e outro na mama, deve-se dedilhar o seio de fora para dentro, como se estivesse tocando um piano, da axila até a auréola. Depois repetir o processo deitada.


Confira os locais para realização da mamografia.


Centro Integrado de Diagnóstico
Avenida São Paulo, nº 993, Bairro Guilhermina
Telefones: 3474-1542 e 3473-7839
1.600 vagas disponíveis.


Clínica Radiológica Moura Gogliano
Beatrix Boulevard – Avenida Brasil, nº 600
Sala 402, Bairro Boqueirão
Telefone: 3491-2431
448 vagas disponíveis.


Centro de Diagnósticos Médicos do Litoral (Cedial)
Rua Sebastião de Oliveira, nº 47, Bairro Boqueirão.
Telefone: 3474-6161
800 vagas disponíveis.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.