Mais de 256 mil imóveis serão vistoriados até dezembro, em Santos | Boqnews
Foto: Susan Hortas/PMS

Dengue

10 DE SETEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Mais de 256 mil imóveis serão vistoriados até dezembro, em Santos

Ações fazem parte do Plano Municipal de Combate à Dengue; 2013/2014 foram 1.417 casos de dengue e 5 óbitos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Secretaria de Saúde realizará mais de 256 mil visitas em imóveis até dezembro deste ano, intensificará os mutirões de combate à dengue em todos os bairros da cidade e promoverá, em outubro, seminário de capacitação para profissionais da rede pública de saúde. As ações fazem parte do Plano Municipal de Combate à Dengue, anunciado nesta terça-feira (9) pela prefeitura.

“Para o próximo ano epidemiológico (2014/2015), as equipes da Secove (Seção de Controle de Vetores) terão o reforço de oito equipes da Sucem, para realizar ações de nebulização, que é a aplicação de inseticida nas ruas. Isso já teve início nesta terça-feira, no bairro do Embaré”, disse o secretário de Saúde, Marcos Calvo, ao apresentar o plano, no auditório do Sindicato dos Urbanitários, diante de integrantes do Conselho Municipal de Saúde, do Comitê Municipal de Mobilização e Combate à Dengue e agentes e profissionais da rede.

Ele destacou outra novidade. “Os moradores dos bairros onde haverá mutirão contra o mosquito Aedes aegypti receberão, com antecedência, mensagem telefônica lembrando sobre a ação”. Até dezembro, os 184 agentes da Secove visitarão 256.815 mil imóveis (residenciais e comerciais) em toda a cidade.

Para dar suporte a estas ações, a equipe técnica da Seviep (Seção de Vigilância Epidemiológica) vai acompanhar e investigar todos os casos graves de pacientes internados. Já as unidades básicas de saúde terão agenda livre para pacientes que procurarem atendimento, além dos prontos-socorros que já funcionam 24h.

Museu
Em janeiro do próximo ano, Santos receberá o Museu da Vida, criado pela Fundação Oswaldo Cruz para mostrar de forma lúdica como são os estágios de evolução da dengue, como a doença chegou ao Brasil e como as pessoas devem agir para evitar a proliferação do mosquito.

Cidade teve 54 mutirões para eliminar criadouros
Marcos Calvo apresentou o balanço das ações e dos números de casos relativos ao ano epidemiológico 2013/2014. “Foram mais de 284 mil imóveis visitados, em 54 mutirões; 130 ações no projeto Viva o Bairro e programa Cidade Cidadã; três capacitações das equipes e do monitoramento das 461 armadilhas distribuídas em todos os bairros da cidade”.

Também comparou os números. “Em 2012/2013 foram 9.524 casos com oito mortes, contra 1.417 casos e cinco óbitos registrados em 2013/2014. Em relação aos cinco óbitos é importante esclarecer que todos os pacientes apresentavam comorbidades (outras doenças) que contribuíram para a morte – confirmadas somente após o SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) realizar todos os exames complementares”. Entre julho e agosto deste ano, início do ano epidemiológico 2014/2015, a cidade já registrou 50 casos da doença.

O secretário também falou sobre a nova nomenclatura que classifica os estágios da dengue, de acordo com o número de habitantes. No caso de Santos, segundo o Ministério da Saúde a classificação é a seguinte: até 85 casos para cada 100 mil habitantes, fase inicial; acima de 86, alerta e a partir de 433, emergência. “O mais importante é sabermos que a dengue tem de ser combatida o ano todo, independente das estações do ano”.

Casos de dengue
– 2012/2013 – 9.524 casos e 8 mortes
– 2013/2014 – 1.417 casos e 5 óbitos
Fonte: Seviep/Secretaria de Saúde

Ações
– Simpósio para discutir ações de combate à dengue e capacitação dos profissionais de saúde
– Mensagem telefônica avisando sobre as ações nos bairros
– Agenda livre nas unidades de saúde para acompanhar os casos
– Nebulização (aplicação de inseticida) em parceria com a Sucem

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.